Carreira

Como ser um dentista de sucesso?

Como ser um dentista de sucesso

Qual profissional da área odontológica que não quer saber como ser um dentista de sucesso, não é mesmo? Então é por isso que vamos abordar esse tema tão importante para sua carreira neste artigo.

Existem múltiplos significados para a palavra “sucesso”, quanto a isso não há dúvidas. Especialmente quando falamos sobre a vida profissional, pois novas gerações atribuem definições completamente diferentes daquelas usadas por seus pais ou avós.

Apesar disso, a maioria das definições estão de acordo com a associação do sucesso profissional com a satisfação pessoal. Ser um dentista de sucesso é, então, significa que você oferece um trabalho de qualidade e está satisfeito com a sua atuação.

A fim de atingir esse objetivo em sua multiplicidade de interpretações, muita coisa precisa ser feita. Para esse texto, selecionamos 7 dicas importantes que profissionais da odontologia podem aplicar em suas carreiras, a fim de obter sucesso e prosperidade no trabalho.

Leia também: Dicas de marketing digital para dentistas

Veja dicas importantes de como ser um dentista de sucesso

São muitas as estratégias para obter sucesso na área da odontologia, mas separamos as que consideramos as mais importantes para se destacar em sua carreira. Confira!

1 – Invista na sua imagem profissional

Todo profissional, independentemente da área, possui uma imagem pessoal. Na prática, ela está ligada de maneira inseparável à sua atuação, seja por meio das especialidades, capacitações ou experiência prática. Obter sucesso passa por investir nesse elemento.

Estratégias de marketing pessoal e presença online contribuem para melhorias na imagem profissional. Isso vale tanto para odontologistas autônomos quanto para aqueles que trabalham em clínicas e hospitais. A ideia é tornar o seu nome e o seu trabalho conhecidos.

2 – Continue se capacitando

Essa é outra dica sobre como ser um dentista de sucesso que vale para todas as áreas profissionais: nunca pare de estudar. Nenhuma ciência se mantém estagnada, o que significa que bons odontologistas também não devem parar. A capacitação constante resulta na melhoria dos serviços oferecidos.

Especializações, cursos e diferentes atividades acadêmicas contribuem para a capacitação de um dentista. Mesmo atitudes simples, como a leitura de publicações especializadas e notícias da área, ajudam o profissional a ficar a par das novidades e tendências.

Aproveitamos a oportunidade para reforçar que todos os cursos odontológicos do Centro de Desenvolvimento em Odontologia (CDO) possuem emissão de certificado de conclusão e são ministrados por profissionais atuantes e referências no atendimento especializado.

3 – Estabeleça metas e objetivos

Essa dica está muito relacionada com a questão proposta na abertura deste texto. Somente depois que decidir o que é sucesso profissional é que você poderá estabelecer metas e objetivos a serem cumpridos e, a partir deles, trabalhar para alcançar a satisfação pessoal.

Metas e objetivos ajudam pessoas a se sentirem mais motivadas. Elas vêm em diferentes formas, desde a conclusão de especialização até a abertura de um negócio próprio. Todos os dentistas de sucesso sabem onde querem chegar e criam estratégias para isso.

4 – Ofereça um atendimento humanizado aos pacientes

Para profissionais que trabalham com a saúde humana, os pacientes são muito mais do que uma fonte de renda e você deve saber disso se quiser aprender como ser um dentista de sucesso.

Lidar com pessoas (especialmente aquelas em situações de dor e desconforto) exige tato e delicadeza, características cruciais de odontologistas de sucesso.

Um paciente pode se esquecer de qual dentista indicou um remédio ou realizou um tratamento, mas ele provavelmente se lembrará do profissional que demonstrou atenção aos seus anseios. Como consequência, ele estará mais inclinado a indicar os seus serviços.

5 – Faça contatos com outros profissionais

O networking é parte importante de uma carreira. Outros profissionais e clínicas não precisam ser somente concorrentes. Em mercados competitivos, as relações entre pessoas vão muito além disso.

Boas maneiras de conhecer pessoas incluem comparecer a eventos da área e realizar cursos de capacitação e especialização. Nesse sentido, a área acadêmica oferece oportunidades de contato com outros profissionais e a aprendizagem de novas técnicas, ações que vão ajudá-lo no objetivo de ser um dentista de sucesso.

6 – Dedique-se ao seu público-alvo

Embora oferecer múltiplos tipos de serviço seja uma das maneiras de ampliar o seu campo de atuação, o sucesso pode também estar no caminho inverso. Ao invés de ampliar, existe a possibilidade de se aprofundar em um único nicho, dedicando-se a aprender mais sobre ele.

A ideia dessa dica é que o odontologista desenvolva um plano de carreira focado em obter conhecimentos específicos de uma área. A consequência é se tornar referência no assunto, o que torna os trabalhos altamente requisitados por pacientes que precisam.

7 – Equilibre a vida profissional e pessoal

A última dica sobre como ser um dentista de sucesso (e não menos importante) é lembrar que  seres humanos não são máquinas.

Apesar da vida profissional ser importante para as pessoas, nossas vivências vão muito além disso. O trabalho duro é necessário para alcançar o sucesso, mas ele não deve jamais vir às custas do abandono de uma vida pessoal saudável.

A palavra de ordem é: equilíbrio. Um odontologista que se sente satisfeito com a sua vida pessoal terá maior motivação para investir em sua carreira e oferecer serviços especializados e humanizados. A partir disso, o sucesso acaba sendo uma consequência natural.

A busca pelo protagonismo deve ir muito além de uma rotina de trabalhos incessantes e realização de cursos atrás de cursos. De nada adianta ter um nome reconhecido e uma boa estabilidade profissional, se você não sentir que os trabalhos que realiza cumprem um propósito.

Aliado a tudo o que foi falado nesse texto, a chave para o sucesso pode estar em não se esquecer das suas motivações. Profissionais das áreas de saúde, mais do que outros, são capazes de mudar e melhorar a vida das pessoas por meio dos seus trabalhos.   

E então, gostou das nossas dicas sobre como ser um dentista de sucesso? Tem alguma diferente que gostaria de incluir? Deixe seu comentário!

Este conteúdo foi elaborado pela redação do Centro de Desenvolvimento em Odontologia (CDO), sempre inovamos para trazer a você os melhores cursos de imersão, aperfeiçoamento e especialização odontológica do Brasil.

Aproveite para seguir nosso perfil no Instagram. Você será notificado sobre novos conteúdos e turmas abertas!

Em alta

Tipos de candidíase na boca – causas e sintomas

Entenda o que causa candidíase em seus pacientes, os fatores de risco e tratamentos disponíveis. Esta infecção fúngica pode surgir por …

Ler matéria

Curso para aplicação de botox: quem pode fazer?

A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais buscado em clínicas odontológicas por todo o país. Saiba como atuar nessa área!

Ler matéria

Quais são os músculos da face? Anatomia facial

Em um rosto existem diversos músculos que desempenham determinadas funções, como a reprodução de movimentos. Conheça agora quais são!

Ler matéria

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma síndrome que atinge milhares de pessoas, independente da idade, sexo e raça, sendo muito mais comuns em mulheres adultas. Ao se especializar na área, o dentista será capaz de compreender as características das articulações maxilares, os músculos responsáveis pela mandíbula e poderá identificar os sintomas de disfunção temporomandibular e […]

Ler matéria

Como identificar cárie na radiografia panorâmica?

Você sabia que a radiografia é uma das principais formas de diagnosticar cárie? Veja o que é e como ela pode auxiliar no seu consultório!

Ler matéria

O que é pulpectomia e quem deve fazer?

Este procedimento odontológico faz a remoção da polpa dentária infectada ou doente. A pulpectomia costuma ser uma das etapas do tratamento …

Ler matéria

Outras matérias

Quanto custa montar um consultório odontológico

Quanto custa montar um consultório odontológico? Entenda agora!

Está pensando em montar um consultório odontológico, mas não sabe quanto irá custar? Confira 9 dicas para considerar no seu planejamento!

O que é odontologia estética

O que é odontologia estética?

Você sabia que a odontologia estética é uma especialidade que agrega beleza e saúde aos sorrisos dos pacientes? Confira como atuar na área!

O que é lip lift?

O que é lip lift?

Este é um procedimento de cirurgia plástica que modifica a aparência estética dos lábios e que é muito buscado em consultórios odontológicos.

Como fazer diagnóstico em endodontia

Como fazer diagnóstico em endodontia? Veja algumas dicas

Você sabia que a endodontia é responsável pelos cuidados com a polpa do dente, lidando com os diagnósticos e tratamentos? Confira dicas!