Estética

O que é dentística restauradora? Entenda esta especialidade da odontologia

O que é dentistica restauradora

Assim como acontece em outras ciências, a odontologia aplica os seus conhecimentos divididos em uma série de áreas, às quais chamamos de “especialidades”. Um profissional com esse tipo de qualificação expande suas possibilidades de atuação.

E, em meio a tantas opções de especialização odontológica, você sabe o que é dentística restauradora? Esse é o tema deste artigo.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece mais de 20 especialidades odontológicas, as quais variam em quantidade de profissionais formados. Algumas das mais prevalentes no mercado brasileiro são a endodontia, a implantodontia e a ortodontia.

A dentística é uma das especialidades odontológicas reconhecidas pelo CFO, a qual se destaca por sua importância e variedade de áreas de atuação e conhecimentos. Neste texto, vamos destacar as restaurações.

Como razão da nossa existência, o Centro de Desenvolvimento Odontológico (CDO) aborda aqui no blog diversos assuntos que podem ajudar a vida do dentista em suas pesquisas e definições sobre o futuro profissional.

Leia aqui: O que é síndrome de Sjögren?

Entenda o que é dentística restauradora

Também chamada de “odontologia estética”, a dentística é uma especialidade que se dedica a recuperar e cuidar da aparência e da funcionalidade dos dentes e de outras estruturas orofaciais associadas à dentição. Naturalmente, o seu papel é muito importante.

Uma das suas principais características é o fato de que ela une a saúde à estética, melhorando a aparência de forma a obter benefícios físicos e psicológicos. Corrigir o formato dos dentes, por exemplo, beneficia tanto a aparência do sorriso quanto a mastigação.

Falando especificamente dos seus conhecimentos em restauração, para entender o que é dentística restauradora, seu objetivo vai além de modificar a aparência dos dentes, tendo como foco recuperar a sua estética natural e saudável. Essa prática se desdobra em uma série de procedimentos clínicos e cirúrgicos.

Por fim, é interessante notar que a dentística é uma especialidade relativamente recente na história da odontologia, sendo reconhecida pelo CFO na década de 1970. Na prática, alguns procedimentos dominados pelos profissionais são executados de maneira multidisciplinar.

O que faz um profissional da dentística restauradora?

Considerando os conhecimentos associados à área, podemos nos aprofundar na atividade cotidiana, relacionando estudos teóricos aos procedimentos práticos. Como é possível deduzir, todos eles buscam restaurar a saúde e a estética dos dentes.

Procedimentos como clareamento dentário, colocação de facetas de porcelana e lentes de contato, colagem dentária, realização de obturações, limpeza, tratamentos para cáries e implantes são algumas das tarefas realizadas pelos profissionais com essa especialização e permitem que você entenda melhor o que é dentística restauradora e seu campo de atuação.

Um odontologista especializado em dentística restauradora pode trabalhar nos mais diversos espaços, com os principais sendo as clínicas e os hospitais, tanto de ordem particular quanto pública. É possível estabelecer um consultório próprio ou compartilhar um espaço.

De acordo com os procedimentos realizados, os profissionais dessa área devem trabalhar com outros, tanto da odontologia quanto de demais ciências que cuidam da saúde humana. Anestesistas, cirurgiões e especialistas em acupuntura estão entre os principais exemplos.

Qual a importância da dentística restauradora?

Após ler o que é dentística restauradora, é fácil notar que a sua importância pode ser observada em dois campos: por um lado, existem os seus benefícios para os pacientes que buscam especialistas nessa área. Por outro, os profissionais têm muito a ganhar com a qualificação e obtenção de novos conhecimentos.

Para os pacientes, ela é importante para a recuperação da qualidade de vida, expressada pela funcionalidade do dente e pelo impacto na socialização percebido por meio de elementos estéticos. A procura por profissionais da área é bastante significativa.

Atividades simples do cotidiano como a alimentação e o emprego são prejudicados quando o sorriso não está de acordo com o desejo dos pacientes. Podem existir dores, desconfortos, impedimento de uma vida plena e até riscos para a saúde do corpo como um todo.

Do ponto de vista dos profissionais, aprender o que é dentística restauradora e obter a especialização na área expande as possibilidades de carreira. Enquanto um odontologista generalista está limitado aos procedimentos menos complexos, aqueles da dentística possuem um arsenal maior.

Veja também: O que é anamnese odontológica?

Como é a atuação de um profissional da dentística restauradora?

A fim de se tornar um especialista em dentística restauradora, o primeiro passo é a obtenção do diploma em odontologia em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A partir da conclusão do curso, o profissional já pode atuar no mercado.

Em seguida, deve-se procurar um curso de especialização em odontologia, também em uma instituição de ensino superior. O tempo de duração dessa pós-graduação varia de acordo com a grade e carga horária, sendo que os mais curtos se estendem por um período de 2 anos.

Por se tratar de uma especialização, os ganhos de um profissional com qualificação em dentística são maiores do que aqueles percebidos por odontologistas generalistas. Isso anda de mãos dadas com o aumento de vagas e oportunidades de atuação em clínicas e hospitais.

A rotina de trabalho dependerá do local onde o profissional está exercendo a especialidade, bem como os serviços oferecidos, que podem variar, conforme vimos anteriormente na introdução deste artigo sobre o que é dentística restauradora.

É possível obter outras qualificações ou realizar cursos focados em práticas específicas, o que também aumenta as possibilidades no mercado.

Como ocorre em qualquer outra especialidade da odontologia e das demais ciências que lidam com a saúde, é imprescindível que os profissionais com essa formação estejam sempre buscando a renovação dos conhecimentos, a fim de entregar os melhores cuidados possíveis.

O Centro de Desenvolvimento Odontológico (CDO) apresenta a você uma variedade de cursos de imersão e aperfeiçoamento para dentistas que vão potencializar a sua carreira.

Confira aqui as opções que estão com matrículas abertas!

Siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro dos novos conteúdos e turmas abertas!

Em alta

Tipos de candidíase na boca – causas e sintomas

Entenda o que causa candidíase em seus pacientes, os fatores de risco e tratamentos disponíveis. Esta infecção fúngica pode surgir por …

Ler matéria

Curso para aplicação de botox: quem pode fazer?

A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais buscado em clínicas odontológicas por todo o país. Saiba como atuar nessa área!

Ler matéria

Quais são os músculos da face? Anatomia facial

Em um rosto existem diversos músculos que desempenham determinadas funções, como a reprodução de movimentos. Conheça agora quais são!

Ler matéria

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma síndrome que atinge milhares de pessoas, independente da idade, sexo e raça, sendo muito mais comuns em mulheres adultas. Ao se especializar na área, o dentista será capaz de compreender as características das articulações maxilares, os músculos responsáveis pela mandíbula e poderá identificar os sintomas de disfunção temporomandibular e […]

Ler matéria

Como identificar cárie na radiografia panorâmica?

Você sabia que a radiografia é uma das principais formas de diagnosticar cárie? Veja o que é e como ela pode auxiliar no seu consultório!

Ler matéria

O que é pulpectomia e quem deve fazer?

Este procedimento odontológico faz a remoção da polpa dentária infectada ou doente. A pulpectomia costuma ser uma das etapas do tratamento …

Ler matéria

Outras matérias

O que é necrose da polpa

O que é necrose da polpa? Como lidar com o problema?

Você sabe o que é necrose da polpa? Uma doença não muito comum que ocorre como consequência de diversos fatores. Saiba diagnosticar e tratar!

O que é CAD/CAM na odontologia

O que é CAD/CAM na odontologia?

A tecnologia CAD/CAM permite a criação de próteses dentárias mais naturais, garantindo a satisfação dos seus pacientes. Confira as vantagens!

Como ser um dentista de sucesso

Como ser um dentista de sucesso?

Para ter sucesso na odontologia é essencial encarar sua carreira com visão empreendedora, investindo em capacitações e na imagem profissional!

Como é feita a cirurgia de frenectomia

Como é feita a cirurgia de frenectomia?

Quer saber como é realizada a cirurgia de frenectomia? O objetivo dela é remover ou modificar o freio lingual ou labial. Conheça as etapas!