Harmonização Facial

Especialização em toxina botulínica. Conheça todos os detalhes!

Especialização em toxina botulínica

Os procedimentos de harmonização orofacial se popularizaram entre as pessoas que estão em busca da melhoria da autoestima e da qualidade de vida. Este é um tipo de serviço que pode ser ofertado pelos dentistas que fizeram uma especialização em toxina botulínica ou uma das diversas técnicas disponíveis.

A técnica de harmonização orofacial foi regulamentada em 2019 pelo Conselho Federal de Odontologia, permitindo a realização dos procedimentos pelos dentistas, incluindo a aplicação da toxina botulínica e o preenchimento com ácido hialurônico.

Uma boa formação pode fazer toda a diferença no currículo e carreira dos dentistas. Aqui no Centro de Desenvolvimento em Odontologia (CDO) criamos vários cursos para capacitar profissionais nesses serviços. Por exemplo:

O que é a especialização em toxina botulínica? 

De modo geral, esta especialização consiste em um curso de extensão voltado para profissionais de diversas áreas, incluindo dentistas, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos e médicos.

Sendo assim, a proposta da especialização é aumentar a gama de conhecimentos técnicos dos profissionais, possibilitando-os a realizar a anamnese e avaliação do rosto do paciente, tal como a aplicação, manejo e todos os detalhes que envolvem o procedimento.

Por isso, a carga horária da especialização em toxina botulínica é relativamente vasta, devido aos conhecimentos teórico-práticos obtidos ao longo do curso.

O que é ensinado ao longo do curso?

Ao longo do curso de especialização, você terá contato com disciplinas teóricas e práticas, formando um profissional completo e preparado para atuar. Sendo assim, você aprenderá os seguintes conteúdos:

  • Introdução à toxina botulínica;
  • Breve histórico da toxina botulínica;
  • Últimas tendências em estética e aplicação da toxina botulínica;
  • Materiais utilizados na aplicação;
  • Anatomia muscular facial;
  • Técnicas de armazenamento e diluição;
  • Técnicas de aplicação;
  • Contraindicações;
  • Manejo da toxina botulínica;
  • Marcação e Zona de Risco: frontal/face;
  • Marcação e aplicação da toxina botulínica: frontal/face;
  • Marcação e aplicação da toxina botulínica: terço superior e médio da face;
  • Marcação e aplicação da toxina botulínica: full face.
  • Controle e documentação;
  • Pintura de face e conhecimento muscular.

Assim, o principal objetivo da especialização em toxina botulínica é preparar o dentista para realizar os procedimentos, oferecendo um serviço de altíssima qualidade e seguro. Como benefício, ele terá aumento na demanda de trabalho.

Vantagens de se tornar um especialista

Não é segredo que para se destacar no mercado, é necessário oferecer um diferencial e conhecimentos teóricos e práticos junto com a experiência e bons resultados.

Sendo assim, se você deseja fazer uma especialização odontológica para se destacar na carreira, esta é uma excelente escolha, principalmente pelas suas vantagens e a alta demanda por procedimentos estéticos.

Possibilidades maiores de ganhos 

Uma das vantagens para os dentistas que optam por fazer especialização em toxina botulínica é a possibilidade de ampliar a sua atuação no mercado, indo além da sua área de formação.

Com a especialização, você terá o domínio das técnicas de harmonização orofacial, garantindo assim uma gama maior de serviços. Desta forma, poderá ampliar os clientes atendidos com um atendimento de alta qualidade.

Alta procura por toxina botulínica

Como já mencionamos, as pessoas estão buscando, por meio de cirurgias estéticas, formas de melhorar o bem-estar e a autoestima. Este movimento é percebido nos consultórios odontológicos que oferecem a aplicação.

Por isso, oferecer este serviço é muito interessante, principalmente pelo fato de que o procedimento possui resultados comprovados em casos de bruxismo, assimetria na face, dores orofaciais e claro, deixa o sorriso muito mais bonito.

Sendo assim, você investirá em uma área que já possui clientes já convencidos, sendo um investimento com altas possibilidades de retorno.

Mercado em ascensão 

Outra grande vantagem da especialização em toxina botulínica é que este mercado está em ascensão dentro da área odontológica. Por isso, possui procura recorrente, o que aumenta as suas possibilidades de ganhos.

Ou seja, quanto mais qualificado, maiores serão as demandas e a sua reputação na área. Ao unir um atendimento de alto padrão, você terá uma carreira de sucesso.

Você está no blog do Centro de Desenvolvimento em Odontologia (CDO)

Você está no blog do Centro de Desenvolvimento em Odontologia (CDO). Sempre investimos em tecnologia para trazer a você os melhores cursos de imersão, aperfeiçoamento e especialização odontológica do Brasil.

Todos os cursos odontológicos do CDO possuem emissão de certificado de conclusão e são ministrados por profissionais atuantes e referências no atendimento especializado.

Siga nosso perfil no Instagram e seja avisado sobre novos conteúdos e turmas abertas!

Em alta

Tipos de candidíase na boca – causas e sintomas

Entenda o que causa candidíase em seus pacientes, os fatores de risco e tratamentos disponíveis. Esta infecção fúngica pode surgir por …

Ler matéria

Curso para aplicação de botox: quem pode fazer?

A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais buscado em clínicas odontológicas por todo o país. Saiba como atuar nessa área!

Ler matéria

Quais são os músculos da face? Anatomia facial

Em um rosto existem diversos músculos que desempenham determinadas funções, como a reprodução de movimentos. Conheça agora quais são!

Ler matéria

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma síndrome que atinge milhares de pessoas, independente da idade, sexo e raça, sendo muito mais comuns em mulheres adultas. Ao se especializar na área, o dentista será capaz de compreender as características das articulações maxilares, os músculos responsáveis pela mandíbula e poderá identificar os sintomas de disfunção temporomandibular e […]

Ler matéria

Como identificar cárie na radiografia panorâmica?

Você sabia que a radiografia é uma das principais formas de diagnosticar cárie? Veja o que é e como ela pode auxiliar no seu consultório!

Ler matéria

O que é pulpectomia e quem deve fazer?

Este procedimento odontológico faz a remoção da polpa dentária infectada ou doente. A pulpectomia costuma ser uma das etapas do tratamento …

Ler matéria

Outras matérias

O que é necrose da polpa

O que é necrose da polpa? Como lidar com o problema?

Você sabe o que é necrose da polpa? Uma doença não muito comum que ocorre como consequência de diversos fatores. Saiba diagnosticar e tratar!

O que causa a retração gengival

O que causa a retração gengival? Por que ela acontece? Descubra!

Você sabe o que causa a retração gengival? Ela é decorrente de uma escovação inadequada, realizada de forma incorreta ou com muita força. Entenda!

Quanto ganha um dentista especializado em estética

Quanto ganha um dentista especializado em estética?

Procurando uma área lucrativa na odontologia? Descubra quanto ganha um especialista em estética e eleve sua carreira odontológica hoje!

Como é feita a cirurgia de frenectomia

Como é feita a cirurgia de frenectomia?

Quer saber como é realizada a cirurgia de frenectomia? O objetivo dela é remover ou modificar o freio lingual ou labial. Conheça as etapas!