Entenda

Para que serve o escaneamento intraoral? Entenda como funciona a técnica

Para que serve o escaneamento intraoral.

O registro de imagem evita erros de distorções e garante maior precisão

Os avanços da tecnologia permitem que o profissional da odontologia aprimore seu trabalho e traga cada vez mais qualidade de vida ao paciente. Entre as inovações está o escaneamento intraoral que vem substituindo a técnica tradicional de moldagem de gesso dos arcos dentais.

O escaneamento intraoral é um dos processos da ortodontia digital, técnica que utiliza ferramentas como simuladores 3D, aparelhos de raio-X panorâmicos e scanners no consultório. Além de modernos, os procedimentos garantem maior precisão, agilidade e comunicação com o paciente.

Por ser uma técnica nova, muitos profissionais ainda não sabem para que serve o escaneamento intraoral, como ele funciona e seus benefícios. Se este também é o seu caso, vamos ajudá-lo!

Leia com atenção este conteúdo elaborado pela redação do Centro de Desenvolvimento em Odontologia (CDO).

O que é o escaneamento intraoral?

O escaneamento intraoral ou modelagem digital consiste na reprodução dental em 2D ou 3D com o uso de um scanner. A câmera filma e digitaliza toda a arcada dentária e um de seus principais diferenciais é contemplar os tecidos de difícil alcance.

Trata-se de um procedimento simples, indolor e bastante rápido por eliminar etapas clínicas. Todo o processo de escaneamento leva, em média, de três a cinco minutos. Ademais, evita possíveis distorções e, assim, garante precisão ao atendimento, graças à qualidade das imagens captadas.

O escaneamento intraoral é indicado, por exemplo, para pacientes que apresentam deformidades anatômicas de palato e reflexo de GAG. São situações que dificultam o uso da moldagem de gesso, uma vez que há desconforto ao morder a moldeira e até o escoamento do material para a cavidade nasal.

Entenda para que serve o escaneamento intraoral

Com as imagens obtidas pelo escaneamento, são criadas próteses, aparelhos personalizados, coroas, implantes e placas de bruxismo. Quando comparado à modelagem tradicional de gesso, o escaneamento intraoral apresenta os seguintes benefícios:

  • Proporciona mais conforto ao paciente porque dispensa massas de moldagem;
  • Maior precisão por eliminar distorções ocasionadas pelo gesso e alginato;
  • Otimização de diagnóstico;
  • Impressão do trabalho no dia do atendimento;
  • Redução no tempo de caldeira;
  • Redução de espaço físico para armazenamento dos moldes;
  • Otimização do fluxo de trabalho.

O escaneamento intraoral também serve para detectar fraturas, recessões gengivais, facetas de porcelana e simulações de cirurgia. No dia a dia do consultório, o procedimento facilita a comunicação com o paciente durante o tratamento.

Enquanto o procedimento é feito, o profissional mostra, por uma tela, onde há acúmulo de cáries ou tártaros, o que demanda maior atenção na higiene bucal. Com isso, o dentista tem subsídios para informar ao paciente suas necessidades reais, bem como as possibilidades de tratamento e tomadas de decisões mais acertadas.

Em suma, como você pode ver acima, ao responder para que serve o escaneamento intraoral, ele atua em diversas práticas odontológicas, como a Implantodontia, Prótese, Dentística, Ortodontia, e Cirurgia.

Como é feito o escaneamento intraoral?

O escaneamento pode ser feito pelo método direto e indireto. No método indireto, é feito o arquivo digital, mas para isso, ainda é elaborada a moldagem tradicional de gesso. Já no método direto, o escaneamento é feito na boca do paciente, registrando o modelo virtual dos dentes (duros e moles), arcos, tecidos, gengiva e oclusões.

Primeiro, a ferramenta é inserida na boca do paciente, sem invasão, na região dos dentes e gengiva. A luz é projetada sobre a superfície e, ao ser refletida, captada pelo sensor de imagem. Quando o escaneamento intraoral é feito, gera uma série de pontos triangulados depois de sucessivas tomadas de imagens.

Como a câmera é pequena, todo o procedimento ocorre sem gerar incômodo ao paciente. 

Posteriormente, o molde é visualizado por meio de softwares sob diferentes ângulos. Deste modo, o paciente pode participar da confecção e conferir o resultado final do tratamento antes mesmo do início.

É possível terceirizar o uso do escaneamento intraoral?

Depois de entender para que serve o escaneamento intraoral, você pode pensar que a sua instalação em um consultório odontológico pode demandar um investimento alto e isso é verdade. Além de ser caro, ele demanda uma manutenção constante.

Para contornar isso, é possível fechar uma parceria com uma clínica terceirizada. A vantagem é que, além de dispensar os custos com aquisição e manutenção, os profissionais são especializados no uso do equipamento, desde a captura de imagens até a confecção das próteses.

Os benefícios de aplicar o escaneamento intraoral no consultório contemplam o dentista por otimizar seu fluxo de trabalho e, mais ainda, o paciente por proporcionar qualidade de vida e tratamento. Logo, sua implantação para planejamento e tomada de decisões é primordial na construção de credibilidade e estratégia de marketing do odontólogo.

Conheça o Centro de Desenvolvimento em Odontologia

O CDO é a nova marca de cursos de imersão, aperfeiçoamento e especialização odontológica do Brasil.

Todos os cursos de extensão para dentistas do CDO possuem emissão de certificado de conclusão e são ministrados por profissionais atuantes e referências no atendimento especializado.

Se você gostou deste conteúdo sobre para que serve o escaneamento intraoral, sugerimos que se inscreva em nossa newsletters. Vamos avisá-lo sobre os novos artigos e cursos lançados.

Em alta

Tipos de candidíase na boca – causas e sintomas

Entenda o que causa candidíase em seus pacientes, os fatores de risco e tratamentos disponíveis. Esta infecção fúngica pode surgir por …

Ler matéria

Curso para aplicação de botox: quem pode fazer?

A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais buscado em clínicas odontológicas por todo o país. Saiba como atuar nessa área!

Ler matéria

Quais são os músculos da face? Anatomia facial

Em um rosto existem diversos músculos que desempenham determinadas funções, como a reprodução de movimentos. Conheça agora quais são!

Ler matéria

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma síndrome que atinge milhares de pessoas, independente da idade, sexo e raça, sendo muito mais comuns em mulheres adultas. Ao se especializar na área, o dentista será capaz de compreender as características das articulações maxilares, os músculos responsáveis pela mandíbula e poderá identificar os sintomas de disfunção temporomandibular e […]

Ler matéria

Como identificar cárie na radiografia panorâmica?

Você sabia que a radiografia é uma das principais formas de diagnosticar cárie? Veja o que é e como ela pode auxiliar no seu consultório!

Ler matéria

O que é pulpectomia e quem deve fazer?

Este procedimento odontológico faz a remoção da polpa dentária infectada ou doente. A pulpectomia costuma ser uma das etapas do tratamento …

Ler matéria

Outras matérias

Ideias de posts para dentistas

Ideias de posts para dentistas

Se formou e está com dúvidas sobre o que postar nas suas redes sociais de odontologia? Confira dicas e gere mais engajamento na internet!

O que é pulpectomia

O que é pulpectomia e quem deve fazer?

Este procedimento odontológico faz a remoção da polpa dentária infectada ou doente. A pulpectomia costuma ser uma das etapas do tratamento …

O que é dor orofacial

O que é dor orofacial?

São chamadas de orofaciais as dores relacionadas à pele, ossos, dentes, glândulas e músculos localizados na boca, face, cabeça e pescoço.

Curso para aplicação de botox quem pode fazer

Curso para aplicação de botox: quem pode fazer?

A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais buscado em clínicas odontológicas por todo o país. Saiba como atuar nessa área!