Carreira

Dicas de marketing digital para dentistas

Dicas de marketing digital para dentistas

Certamente você já deve ter visto aquela frase de que a propaganda é a alma do negócio, certo? E com os pacientes presentes no universo online, nada melhor do que conhecer algumas dicas de marketing digital para dentistas para alavancar a sua clínica.

Sabemos que conseguir clientes é uma parte importante de qualquer negócio. Seja você um profissional autônomo ou parte de uma equipe, o seu sucesso está parcialmente atrelado com ter ou não pessoas dispostas a utilizar (e pagar) o serviço que oferece.

Essa lógica vale também para os profissionais da saúde que atuam no setor particular, incluindo aqui as clínicas odontológicas. Você sabe que é capaz de fazer um bom trabalho a fim de resolver um problema, mas para isso acontecer é preciso que o procurem.

Este é um conteúdo informativo produzido pelo Centro de Desenvolvimento Odontológico (CDO) com o intuito de te ajudar a melhorar a divulgação do seu negócio e a fidelizar os pacientes. Boa leitura!

7 dicas de marketing digital para dentistas

Divulgar o seu trabalho é algo que pode ser feito de diferentes formas. Uma delas é a digital, na qual você tenta alcançar o seu público por meio da internet.

Abaixo apresentamos várias dicas de marketing digital para dentistas para ajudá-lo na divulgação dos seus serviços. Elas servem tanto para profissionais que atuam de maneira autônoma, quanto para aqueles que exercem a profissão ao lado de outros especialistas em um consultório.

Respeite o código de ética

Todo profissional da área da saúde tem suas atividades regidas por um código de ética. Nele está listado tudo o que você pode ou não pode fazer no exercício da profissão, incluindo maneiras de divulgar o seu trabalho na internet.

Se você não se lembra ou não conhece, a nossa sugestão é que veja no site do Conselho Federal de Odontologia. A versão mais recente sempre terá as normas atuais.

Antes de ir para as próximas dicas de marketing digital para dentistas, é muito importante ter conhecimento do que é permitido pelo código de ética. Muitas das técnicas utilizadas por outras profissões não são possíveis aqui, o que requer uma atuação mais precisa e cuidadosa.

Mantenha uma presença nas redes

Independentemente se você atua de maneira autônoma ou em um consultório, é extremamente importante ter a sua marca individual como profissional na internet. Isso inclui perfis em redes como o LinkedIn, Peixe 30, Doctoralia e na própria pesquisa do Google.

É importante dizer que manter uma presença nas redes inclui cuidados com o que publica. Embora sua vida pessoal e profissional devam estar em esferas separadas, essa distinção dificilmente existe no âmbito da internet.

Defina os seus objetivos

Um bom marketing digital inclui um planejamento, o qual necessariamente começa pela definição dos objetivos a serem alcançados. Estratégias só podem ser definidas se você souber o que pretende alcançar com o fortalecimento da sua imagem online.

Definir os objetivos passa também por conhecer o seu público-alvo e o mercado como um todo. Esses são conceitos que fogem bastante da alçada do profissional de odontologia, de modo que é preciso ter o apoio correto.

Avalie, por exemplo, se o seu público preferencial são crianças, adultos, cuidados básicos ou estéticos, dentre outros detalhes. Depois de definir o perfil de pacientes, será a hora de planejar os conteúdos que serão divulgados.

Utilize canais digitais para se comunicar com pacientes

Marcar consultas pela internet já é uma realidade há algum tempo, mas uma a qual ainda recebe resistência de alguns profissionais da área médica. Essa não deve ser a sua postura. Abrace as ferramentas digitais e mantenha contato com pacientes por meio delas.

Essa comunicação pode se dar por mensagens nos seus canais profissionais no Facebook, WhatsApp e outros. Mensagens de texto e vídeo chamadas podem ser utilizados para uma série de situações e complementam o atendimento presencial.

Inclusive, nesta dica de marketing digital para dentistas, a sugestão é que você tenha um número exclusivo para agendamento de consultas e demais dúvidas, com algumas respostas automáticas. Isso vai facilitar a vida do seu time de atendimento e do paciente.

Invista em sua marca

Oferecer o melhor conteúdo para os pacientes requer investimentos. Embora seja extremamente importante que você tenha conhecimentos, essa não é a sua área de atuação. Nesse contexto, a melhor alternativa é sempre contratar profissionais de comunicação.

Invista monetariamente no marketing digital da sua atividade. Se possível, contrate uma empresa que lide com comunicação online e utilize as ferramentas ao seu dispor de maneira plena. O investimento que fizer aqui terá reflexos na captação de pacientes, na fidelização deles e na construção da sua marca.

Ofereça um conteúdo relevante

Você viu em uma das dicas de marketing digital para dentistas acima que é importante definir um público-alvo e não fazer divulgação genérica. Essa informação está diretamente relacionada, já que é necessário planejar o conteúdo que atenda as principais dúvidas da sua audiência.

Empresas de comunicação sabem lidar com o conteúdo a ser postado, mas a sua contribuição é sempre valiosa.

Tome um tempo para elaborar materiais relevantes, como artigos acessíveis para o seu público. Escreva sobre as principais dúvidas e explicações de problemas mais comuns. Isso o aproximará do seu potencial paciente e acrescentará à sua presença online.

Além disso, se você tiver habilidade com o vídeo, invista em lives temáticas. Elas são excelentes!

Estimule o feedback online

Você com certeza já checou as recomendações de algum produto ou serviço antes de comprá-lo ou contratá-lo. Ninguém quer receber um mau atendimento, e isso é especialmente verdade quando o que se está buscando envolve a saúde bucal.

Estimular opiniões online de pacientes fará com que você expanda o seu alcance organicamente. Se o trabalho for bem feito, as chances são altas de que ele seja recomendado e consiga atrair mais pessoas para a sua prática.

Para isso, além dos perfis sociais, invista na criação do perfil no Google Meu Negócio. Após as consultas, envie uma mensagem pedindo que o paciente faça uma avaliação pública do seu serviço e consultório. Contudo, tenha cuidado para que esse tipo de ação não desgaste a relação com seus contatos. Aja sempre com moderação!

Ser um profissional bem-sucedido envolve não somente atuar com competência e habilidade, mas conseguir propagar essas qualidades por meio das dicas de marketing digital para dentistas. Pouco adianta você ser bom no que faz se as pessoas que precisam deste serviço não sabem da sua existência.

Se você quer expandir a sua área de atuação e tornar o seu trabalho mais conhecido, invista nas técnicas listadas nesse artigo.

Conheça o CDO

O Centro de Desenvolvimento Odontológico (CDO) é a nova marca de cursos de imersão, aperfeiçoamento e especialização para dentistas do Brasil.

Somos integrantes da holding de saúde SERMED e temos como objetivo capacitar e especializar acadêmicos e profissionais dentistas nas áreas mais promissoras da odontologia.

Com uma grade curricular robusta, composta por cursos de imersão, atualização, aperfeiçoamento e especialização, oferecemos a capacitação em temas atuais que vão ajudá-lo a expandir a sua formação.

Todos os cursos para dentistas do CDO possuem emissão de certificado de conclusão e são ministrados por profissionais atuantes e referências no atendimento especializado.

Depois de conhecer as nossas dicas de marketing digital para dentistas, você pode ainda se interessar por saber mais sobre:

Em alta

Tipos de candidíase na boca – causas e sintomas

Entenda o que causa candidíase em seus pacientes, os fatores de risco e tratamentos disponíveis. Esta infecção fúngica pode surgir por …

Ler matéria

Curso para aplicação de botox: quem pode fazer?

A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais buscado em clínicas odontológicas por todo o país. Saiba como atuar nessa área!

Ler matéria

Quais são os músculos da face? Anatomia facial

Em um rosto existem diversos músculos que desempenham determinadas funções, como a reprodução de movimentos. Conheça agora quais são!

Ler matéria

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma síndrome que atinge milhares de pessoas, independente da idade, sexo e raça, sendo muito mais comuns em mulheres adultas. Ao se especializar na área, o dentista será capaz de compreender as características das articulações maxilares, os músculos responsáveis pela mandíbula e poderá identificar os sintomas de disfunção temporomandibular e […]

Ler matéria

Como identificar cárie na radiografia panorâmica?

Você sabia que a radiografia é uma das principais formas de diagnosticar cárie? Veja o que é e como ela pode auxiliar no seu consultório!

Ler matéria

O que é pulpectomia e quem deve fazer?

Este procedimento odontológico faz a remoção da polpa dentária infectada ou doente. A pulpectomia costuma ser uma das etapas do tratamento …

Ler matéria

Outras matérias

O que é CAD/CAM na odontologia

O que é CAD/CAM na odontologia?

A tecnologia CAD/CAM permite a criação de próteses dentárias mais naturais, garantindo a satisfação dos seus pacientes. Confira as vantagens!

O que causa a retração gengival

O que causa a retração gengival? Por que ela acontece? Descubra!

Você sabe o que causa a retração gengival? Ela é decorrente de uma escovação inadequada, realizada de forma incorreta ou com muita força. Entenda!

Quanto custa montar um consultório odontológico

Quanto custa montar um consultório odontológico? Entenda agora!

Está pensando em montar um consultório odontológico, mas não sabe quanto irá custar? Confira 9 dicas para considerar no seu planejamento!

Tipos de enxerto ósseo dentário.

Quais são os tipos de enxerto ósseo dentário?

O enxerto ósseo dentário é um procedimento que visa reabilitar a estrutura óssea danificada dos seus pacientes. Confira quais são os tipos!