Endodontia

Descubra os benefícios da Técnica de Clark em endodontia

Benefícios da técnica de Clark em endodontia

Assim como outros tipos de exames, a radiologia não é livre de limitações. Sendo assim, é de extrema importância conhecer os benefícios da Técnica de Clark em endodontia.

Exames radiológicos estão entre as ferramentas mais usadas para o correto diagnóstico e tratamentos na odontologia, especialmente no campo da endodontia. É por meio das imagens obtidas que os profissionais podem ajudar seus pacientes.

Embora as imagens apresentadas por exames radiológicos sejam extremamente úteis, elas nem sempre oferecem uma visão completa e sem ambiguidade das estruturas bucais.

A partir dessa realidade, algumas soluções precisaram ser desenvolvidas. Com o passar dos anos, os exames radiológicos foram refinados, mas uma técnica, descoberta mais de um século atrás, segue trazendo os maiores benefícios na interpretação destas imagens.

Seja bem-vindo ao blog do Centro de Desenvolvimento em Odontologia (CDO). Já explicamos aspectos da endodontia microscópica e a patência. Nosso foco agora é aprofundar na metodologia criada por Charles A. Clark. Leia até o final e fique atualizado!

O que é a técnica de Clark?

Antes de mencionar os benefícios da Técnica de Clark em endodontia, vale a pena explicar um pouco mais do que ela se trata (seja para recordar ou até mesmo introduzir o tema para quem ainda não é da área).

A Técnica de Clark (também chamada de “Método de Clark”) é uma solução desenvolvida para a correta interpretação de exames radiológicos. O procedimento surgiu da dificuldade em analisar alguns resultados obtidos.

Desenvolvida em 1910 por Charles A. Clark, de quem o método herdou o seu nome, a técnica foi inspirada por conceitos trabalhados na astronomia. O autor ponderou que a identificação dos resultados de uma imagem qualquer dependem do ponto de vista do seu observador.

Na prática, isso significa dizer que, dependendo da posição em que um objeto seja fotografado, uma faceta diferente dele será mostrada. Isso é relevante aos exames radiográficos, considerando que eles funcionam como “olhos” do profissional que os realiza.

A fim de resolver essa questão, Clark elaborou um método que consistia na execução de três tomadas radiográficas, em posições diferentes. A primeira seria tirada como de costume, central. As outras duas, em contrapartida, teriam angulações para a direita e para a esquerda.

Ao contrário da análise de uma única tomada radiográfica, a Técnica de Clark permite que o odontologista observe mais de uma posição, comparando os três exames. Essa iniciativa facilita a observação do “todo”, o que é extremamente benéfico para a área.

Benefícios da Técnica de Clark em endodontia

Após entender do que se trata esse método, vamos listar as principais vantagens de utilizá-lo no momento de realizar exames. Confira!

Frequente utilização

Embora a Técnica de Clark seja útil para todas as especialidades da odontologia, a endodontia lhe dá um particular protagonismo. Problemas relacionados ao tratamento de lesões na polpa ou na raiz dos dentes conseguem ser mais facilmente identificados, sem ambiguidades.

É possível fazer a dissociação das raízes e dos canais dos dentes, o que está diretamente relacionado aos trabalhos da área.

Considerando essa realidade, é fácil perceber os benefícios da Técnica de Clark em endodontia e entender porque os profissionais especializados nessa área da odontologia a utilizam com frequência.

É utilizada em todo o mundo

Não é exagero dizer que o método de Clark é a técnica de localização radiográfica mais conhecida e usada pelos odontologistas, dentro das mais diferentes especialidades.

Essa prevalência se deve não somente ao fato de que é muito conhecida, mas à sua simplicidade.

Na prática, os benefícios da Técnica de Clark em endodontia se refletem nas interações multidisciplinares entre profissionais da saúde bucal.

Um endodontista e um odontologista legal, por exemplo, farão igual uso do método durante trabalhos conjuntos.

Possibilita uma visão mais ampla das estruturas bucais

Essa vantagem vem de mãos dadas com o próprio propósito do seu criador, considerando os conceitos de astronomia que o inspiraram.

Quando um odontologista possui somente um ponto de referência, é natural que algumas conclusões incorretas sejam feitas.

Com a aplicação da Técnica de Clark, por outro lado, essa limitação deixa de existir. O resultado são tratamentos mais direcionados e eficazes, dedicados especificamente aos problemas observados a partir dos resultados das três tomadas de exames radiológicos.

Evolui com o passar dos tempos

A maneira como era aplicada nos anos imediatamente seguintes à sua invenção é muito mais limitada do que a forma como os odontologistas a utilizam atualmente. Isso se deve não à melhor compreensão do método, mas à evolução das tecnologias.

A Técnica de Clark se tornou muito mais sofisticada, com exames radiológicos ainda mais claros. Apesar disso, é interessante observar como o método nunca foi substituído, sendo somente agregado e aperfeiçoado.

Diminui o tempo para diagnóstico e tratamento

Quando um odontologista possui somente um ponto de referência para as estruturas bucais de um paciente, fazer um diagnóstico certeiro é muito mais difícil. Isso significa que outros exames deverão ser feitos, o que aumenta o tempo para os resultados e início do tratamento.

Um dos benefícios da Técnica de Clark em endodontia é que ela elimina essas dificuldades. Por meio de um único exame, processos de análise que levariam muito tempo são facilitados, o que leva a um diagnóstico mais ágil. Como consequência, os tratamentos começam a ser realizados de maneira quase imediata.

Levando em conta tudo o que falamos neste texto, é correto dizer que a endodontia pode ser praticada de maneira muito mais efetiva graças à Técnica de Clark. Naturalmente, isso significa que profissionais da área devem se valer das suas vantagens na prática cotidiana.

Nós do Centro de Desenvolvimento em Odontologia (CDO) inovamos para trazer a você os melhores cursos de imersão, aperfeiçoamento e especialização odontológica do Brasil.

Todos os cursos odontológicos do CDO possuem emissão de certificado de conclusão e são ministrados por profissionais atuantes e referências no atendimento especializado.

Em alta

Tipos de candidíase na boca – causas e sintomas

Entenda o que causa candidíase em seus pacientes, os fatores de risco e tratamentos disponíveis. Esta infecção fúngica pode surgir por …

Ler matéria

Curso para aplicação de botox: quem pode fazer?

A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais buscado em clínicas odontológicas por todo o país. Saiba como atuar nessa área!

Ler matéria

Quais são os músculos da face? Anatomia facial

Em um rosto existem diversos músculos que desempenham determinadas funções, como a reprodução de movimentos. Conheça agora quais são!

Ler matéria

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma síndrome que atinge milhares de pessoas, independente da idade, sexo e raça, sendo muito mais comuns em mulheres adultas. Ao se especializar na área, o dentista será capaz de compreender as características das articulações maxilares, os músculos responsáveis pela mandíbula e poderá identificar os sintomas de disfunção temporomandibular e […]

Ler matéria

Como identificar cárie na radiografia panorâmica?

Você sabia que a radiografia é uma das principais formas de diagnosticar cárie? Veja o que é e como ela pode auxiliar no seu consultório!

Ler matéria

O que é pulpectomia e quem deve fazer?

Este procedimento odontológico faz a remoção da polpa dentária infectada ou doente. A pulpectomia costuma ser uma das etapas do tratamento …

Ler matéria

Outras matérias

O que é dentistica restauradora

O que é dentística restauradora? Entenda esta especialidade da odontologia

Já ouviu falar sobre a Dentística Restauradora? Ela é uma especialidade que se dedica a recuperar e cuidar da aparência dos dentes. Confira!

O que é odontologia digital

O que é odontologia digital?

Você sabe o que é odontologia digital? Ela se refere ao uso de tecnologias que permitem aprimorar o atendimento aos seus pacientes. Entenda!

Protocolo de atendimento odontológico para pacientes hipertensos

Protocolo de atendimento odontológico para pacientes hipertensos

É importante adotar medidas que preservem a sua saúde e que respeitem as suas características dos pacientes, principalmente em atendimento …

O que é odontologia do trabalho

O que é odontologia do trabalho? Qual é a sua importância? 

Entre as especializações do dentista existe a Odontologia do Trabalho, ela visa acompanhar e prevenir as doenças bucais dos trabalhadores!