Entenda

Para que serve a punção venosa na odontologia?

Para que serve a punção venosa na odontologia

Em qualquer ramo das Ciências da Saúde, o objetivo é melhorar a vida daqueles para os quais se prestará um tipo serviço de cunho médico. Para a realização dessas tarefas, porém, é necessário muito estudo e dedicação.

Técnicas específicas existem para ajudar no diagnóstico, melhoria e manutenção da qualidade de vida dos pacientes. Isso é verdade tanto em diferentes especialidades da Medicina, quanto na Odontologia. As duas, inclusive, compartilham algumas técnicas.

Diante desta introdução, muitos profissionais buscam informações para compreender melhor para que serve a punção venosa na odontologia. Se este é o seu caso, vamos orientá-lo.

Este é um conteúdo informativo produzido pelo Centro de Desenvolvimento Odontológico (CDO) em que pretendemos apresentar os principais detalhes sobre a punção venosa.

Caso queira conhecer mais detalhes sobre os nossos cursos para dentistas, clique aqui.

O que é a punção venosa?

A punção venosa também é conhecida como venopunção. “Punção” é um dos sinônimos existentes para perfuração feita com uma agulha em tecido vivo; enquanto “venosa” tem relação com a palavra veia.

O sangue retirado das veias, por exemplo, recebe o nome de “sangue venoso”. Ou seja, de maneira bastante simplificada, a punção venosa nada mais é do que a inserção de uma agulha em uma veia, com diferentes objetivos.

Os motivos para o uso dessa técnica são variados, sendo os mais frequentes a inserção de algum medicamento diretamente no sangue do paciente e a sua retirada para a realização de exames laboratoriais.

Praticamente todo procedimento de emergência realizado exige a necessidade da punção venosa. Nesse contexto, ela é especialmente útil, porque permite que um remédio alcance mais rápido o organismo de um paciente, possibilitando a realização do trabalho pelo cirurgião-dentista ou outro especialista.

A punção venosa é uma técnica geralmente associada com a área da enfermagem, mas a sua aplicabilidade se estende para todas as áreas das Ciências da Saúde. Médicos veterinários e odontologistas, por exemplo, também a utilizam em seu cotidiano.

Punção venosa periférica

Antes de detalhar para que serve a punção venosa na odontologia, é importante saber que ela pode ser dividida em diferentes tipos, de acordo com a área na qual será utilizada. Algumas das principais classificações são a punção venosa arterial, central e periférica. A mais comum entre elas é a terceira e vamos detalhá-la abaixo.

A punção venosa periférica consiste na aplicação de uma agulha no antebraço ou na porção superior do punho de um paciente. Quando o objetivo é permitir o acesso contínuo à veia, a técnica também é chamada de acesso venoso periférico.

A punção venosa periférica pode ser utilizada em outras partes do corpo, como os membros inferiores, por exemplo. Esse uso, porém, só é recomendado em último caso, por oferecer riscos consideráveis à saúde do paciente.

Entenda para que serve a punção venosa na odontologia

Dentro da área de odontologia, o uso da punção venosa existe com funções similares às das outras áreas médicas. Pode-se tanto extrair material para exames laboratoriais quanto inserir medicamentos para efeitos anestésicos e outros.

Um dos usos da punção venosa dentro da odontologia, por exemplo, é a aquisição de uma proteína conhecida Fibrina Rica em Plaquetas (a PRF, de “Platelet-rich fibrina” em inglês), a qual possui propriedades que estimulam a regeneração do tecido humano.

A extração do sangue venoso dentro da odontologia ainda oferece alguns desafios, já que por não ser uma técnica frequentemente utilizada, profissionais ainda podem demonstrar alguma dificuldade na hora de executá-las. Nesses casos, recomenda-se a prática e cursos de especialização no tema.

Apesar da punção em si ser bastante utilizada por profissionais de odontologia, é importante fazer a diferenciação entre ela e a técnica venosa. Uma injeção na gengiva de um paciente, por exemplo, é uma punção, mas ela não tem a característica venosa.

Ou seja, quando falamos sobre punção venosa nesse contexto, estamos falando em dentistas utilizando a técnica para extrair o sangue da veia do paciente com finalidades odontológicas diversas (sendo a mais frequente delas a análise laboratorial).

A punção venosa deve sempre ser realizada por profissionais com conhecimento da técnica. No caso dos consultórios odontológicos, um dentista pode ele próprio fazer o procedimento, como recomendar que seja feito por um profissional da área de enfermagem.

E se, ao entender para que serve a punção venosa na odontologia, você tiver o desejo de se especializar no tema, aqui no CDO temos uma opção de especialização e te convido a conhecê-la:

Dicas para a realização da punção venosa

Para realizar uma punção venosa são necessários materiais específicos como luvas, seringa, algodão, álcool, agulha e garrote. Outros elementos podem ser necessários de acordo com o objetivo final da técnica na situação em que ela está sendo aplicada.

O nível de dificuldade depende tanto da destreza do profissional, quanto da visibilidade das veias de um paciente. Quanto mais experiente for a pessoa que está a realizando, mais fácil será a sua execução.

Além de todas as informações contidas neste artigo em que explicamos para que serve a punção venosa na odontologia, saiba que esta técnica oferece diferentes desafios. Embora ela faça parte do cotidiano de enfermeiros e técnicos de enfermagem, o seu uso pode causar uma resistência e dificuldade iniciais em dentistas inexperientes.

O bom uso e a importância que ela oferece em uma série de situações, tornam a punção venosa uma técnica essencial para profissionais da área da odontologia. Dessa forma, manter-se bem informado e atualizado é a melhor escolha.

Conheça mais sobre o CDO

O Centro de Desenvolvimento Odontológico (CDO) surgiu com uma proposta de inovar e aperfeiçoar a formação de dentistas de todo o Brasil.

Com uma grade curricular robusta, composta por cursos de imersão, atualização, aperfeiçoamento e especialização, oferecemos a capacitação em temas atuais que vão ajudá-lo a expandir a sua formação.

Todos os cursos odontológicos do CDO possuem emissão de certificado de conclusão e são ministrados por profissionais atuantes e referências no atendimento especializado.

Depois de entender aqui para que serve a punção venosa na odontologia, queremos convidá-lo a ler também:

Em alta

Tipos de candidíase na boca – causas e sintomas

Entenda o que causa candidíase em seus pacientes, os fatores de risco e tratamentos disponíveis. Esta infecção fúngica pode surgir por …

Ler matéria

Curso para aplicação de botox: quem pode fazer?

A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais buscado em clínicas odontológicas por todo o país. Saiba como atuar nessa área!

Ler matéria

Quais são os músculos da face? Anatomia facial

Em um rosto existem diversos músculos que desempenham determinadas funções, como a reprodução de movimentos. Conheça agora quais são!

Ler matéria

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma síndrome que atinge milhares de pessoas, independente da idade, sexo e raça, sendo muito mais comuns em mulheres adultas. Ao se especializar na área, o dentista será capaz de compreender as características das articulações maxilares, os músculos responsáveis pela mandíbula e poderá identificar os sintomas de disfunção temporomandibular e […]

Ler matéria

Como identificar cárie na radiografia panorâmica?

Você sabia que a radiografia é uma das principais formas de diagnosticar cárie? Veja o que é e como ela pode auxiliar no seu consultório!

Ler matéria

O que é pulpectomia e quem deve fazer?

Este procedimento odontológico faz a remoção da polpa dentária infectada ou doente. A pulpectomia costuma ser uma das etapas do tratamento …

Ler matéria

Outras matérias

Tipos de enxerto ósseo dentário.

Quais são os tipos de enxerto ósseo dentário?

O enxerto ósseo dentário é um procedimento que visa reabilitar a estrutura óssea danificada dos seus pacientes. Confira quais são os tipos!

O que é dentistica restauradora

O que é dentística restauradora? Entenda esta especialidade da odontologia

Já ouviu falar sobre a Dentística Restauradora? Ela é uma especialidade que se dedica a recuperar e cuidar da aparência dos dentes. Confira!

O que é fluorose dentária

O que é fluorose dentária?

A fluorose dentária é uma doença bucal que se desenvolve durante a formação dos dentes e compromete a sua aparência e estrutura. Saiba mais!

O que é odontologia legal

O que é odontologia legal e como se especializar na área?

Você sabe o que é odontologia legal? Conheça a importância desta área de atuação profissional bastante delicada e torne-se um especialista!