Pós-Graduação

10 dicas de cursos para dentistas e amplie sua formação

Dicas de cursos para dentistas

A capacitação constante é mandatória para o profissional, seja qual for a sua área de atuação. Na odontologia, por exemplo, é inimaginável limitar-se apenas aos conhecimentos adquiridos na graduação. Por isso, conheça abaixo as nossas dicas de cursos para dentistas e amplie sua formação para prestar atendimentos cada vez mais precisos.

Um dos pontos primordiais quando se fala em capacitação diz respeito à reciclagem, ou seja, aquisição de novos conhecimentos sobre técnicas e atendimento ao paciente, mas, não é só isso. O dentista também deve saber mais sobre gestão e as práticas do mercado odontológico.

Ou seja, os cursos para dentistas devem abranger tanto a parte de atendimento, de tal forma a favorecer o diagnóstico e tratamento precisos, como processos administrativos.

Este é um conteúdo informativo produzido pelo Centro de Desenvolvimento em Odontologia (CDO) com o intuito de te apresentar dicas dos cursos mais procurados nessa área. Confira!

Veja 10 dicas de cursos para dentistas

Antes de mais nada, é interessante pontuar que existem diferentes especializações para dentistas. Tal variedade diz respeito não só ao tema, como também à carga horária e propostas. Os principais tipos são:

  • Imersão: curso complementar com carga mínima de oito horas;
  • Extensão: complementa ou aprofunda os conhecimentos do aluno em sua área de atuação, normalmente como parte do programa de graduação ou pós-graduação;
  • Especialização: curso complementar em área específica, também para aprofundar os conhecimentos, mas com carga horária mínima de 360 horas;
  • Aperfeiçoamento: com carga horária mínima de 180 horas, é voltado para as práticas do dia a dia. Logo, é destinado a quem já possui habilidades específicas e queira adquirir novas técnicas.

Bom, agora que você já sabe quais os tipos, vejamos algumas dicas de cursos para dentistas entre os mais procurados.

Práticas na odontologia

Antes de concluir sua graduação, o futuro dentista pode participar de cursos que aprofundem suas práticas na odontologia. Entre os temas abordados por esse tipo de formação, estão:

  • Anestesiologia;
  • Clareamento;
  • Diagnóstico e exame clínicos;
  • Endodontia;
  • Odontologia restauradora.

Trata-se, normalmente, de uma extensão recomendada para acadêmicos que estejam a partir do 7º período da graduação.

Toxina Botulínica

A toxina botulínica é uma substância derivada de bactéria cuja finalidade é bloquear sinais musculares. Na odontologia, é aplicada no tratamento de doenças e condições sem sucesso com medicamentos.

Entre as nossas dicas de cursos para dentistas, este busca a capacitação do especialista não apenas na aplicação da toxina, como também o preenchimento reabsorvível com ácido hialurônico. Confira aqui!

Perfect Lips

Apesar de ser normalmente associado a tratamentos de estética, o Perfect Lips, na odontologia, é aplicado para início de necrose.

Por isso, o profissional tem contato com técnicas de harmonização facial, como usar a hialuronidase, além das indicações e contraindicações do preenchimento.

Aperfeiçoamento em Cirurgia Buco maxilofacial

Ele está entre as nossas dicas de cursos para dentistas porque é um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns na odontologia. A formação destina-se ao diagnóstico e intervenção em casos de traumatismo, doenças e anomalias congênitas.

Na grade deste curso de aperfeiçoamento, algumas disciplinas comumente vistas são:

  • Planejamento da cirurgia;
  • Técnicas cirúrgicas;
  • Conduta no tratamento de dentes inclusos;
  • Manejo de pacientes com necessidades especiais.

Clareamento dental

O clareamento dental é, sem dúvidas, um dos procedimentos estéticos mais comuns no dia a dia de um odontólogo. A cada dia, surgem novas técnicas que demandam capacitação constante.

Por isso, é recomendada esta formação entre as dicas de cursos para dentistas que aborda indicações e contraindicações, tipos de manchas e anamnese, etc.

Especialização em Dentística

Profissionais da odontologia que já sejam credenciados a um Conselho Regional de Odontologia e queiram aprofundar-se em uma área podem optar por esta formação.

A especialização em Dentística visa formar o dentista para o diagnóstico, planejamento e execução do tratamento. A capacitação aborda os conceitos atuais nas áreas preventiva e restauradora, sempre em uma visão multidisciplinar.

Claro que esta formação não podia faltar entre as dicas de cursos para dentistas, não é mesmo?

Especialização em Saúde Coletiva e da Família

A Estratégia de Saúde da Família é uma iniciativa pública que abrange tratamento multidisciplinar em unidades de saúde. Entre as especialidades, com certeza, está a odontologia.

No caso da especialização, o profissional terá noções para articulação de ações coletivas de vigilância, promoção, prevenção e controle de agravos à saúde bucal.

Extensão em Cirurgia Oral e Periodontal

Voltado para graduandos em fase final de curso, bem como profissionais já formados, o curso de extensão visa aprimorar procedimentos de remoção de dentes inclusos, cirurgias pré-protéticas e periodontais, além de biópsias.

Entre os temas abordados, estão:

  • Frenectomia lingual e labial;
  • Gengivoplastia;
  • Remoção de dentes inclusos.

Capacitação em Harmonização Facial

Conforme Resolução nº 198 do Conselho Federal de Odontologia, o dentista pode fazer procedimentos de harmonização facial, uma vez que estuda a área da cabeça e do pescoço.

Logo, vale apostar em um curso de capacitação na área e aprofundar-se em temas, por exemplo:

  • Manejo e aplicação de preenchedores faciais;
  • Técnicas e conceitos;
  • Cuidados na aplicação e controle do pós-operatório.

Saiba quais são os músculos da face!

Planejamento Reverso em Facetas e Laminados Cerâmicos

Por fim, entre as dicas de cursos para dentistas está a capacitação do profissional em planejamento reverso de laminados cerâmicos com técnicas de mockup (maquetes), além de guias de desgaste vertical, horizontal e planejamento estético do sorriso.

Os cursos para dentistas são essenciais para a atualização dos conhecimentos do profissional, visando atendimento preciso e completo ao paciente. Com isso, o profissional também ganha em credibilidade e competitividade.

Todos os cursos odontológicos do CDO possuem emissão de certificado de conclusão e são ministrados por profissionais atuantes e referências no atendimento especializado.

Siga nosso perfil no Instagram. Você será notificado sobre novos conteúdos e turmas abertas!

Em alta

Tipos de candidíase na boca – causas e sintomas

Entenda o que causa candidíase em seus pacientes, os fatores de risco e tratamentos disponíveis. Esta infecção fúngica pode surgir por …

Ler matéria

Curso para aplicação de botox: quem pode fazer?

A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais buscado em clínicas odontológicas por todo o país. Saiba como atuar nessa área!

Ler matéria

Quais são os músculos da face? Anatomia facial

Em um rosto existem diversos músculos que desempenham determinadas funções, como a reprodução de movimentos. Conheça agora quais são!

Ler matéria

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma síndrome que atinge milhares de pessoas, independente da idade, sexo e raça, sendo muito mais comuns em mulheres adultas. Ao se especializar na área, o dentista será capaz de compreender as características das articulações maxilares, os músculos responsáveis pela mandíbula e poderá identificar os sintomas de disfunção temporomandibular e […]

Ler matéria

Como identificar cárie na radiografia panorâmica?

Você sabia que a radiografia é uma das principais formas de diagnosticar cárie? Veja o que é e como ela pode auxiliar no seu consultório!

Ler matéria

O que é pulpectomia e quem deve fazer?

Este procedimento odontológico faz a remoção da polpa dentária infectada ou doente. A pulpectomia costuma ser uma das etapas do tratamento …

Ler matéria

Outras matérias

Quanto ganha um dentista especializado em estética

Quanto ganha um dentista especializado em estética?

Procurando uma área lucrativa na odontologia? Descubra quanto ganha um especialista em estética e eleve sua carreira odontológica hoje!

Como fazer diagnóstico em endodontia

Como fazer diagnóstico em endodontia? Veja algumas dicas

Você sabia que a endodontia é responsável pelos cuidados com a polpa do dente, lidando com os diagnósticos e tratamentos? Confira dicas!

Protocolo odontológico para pacientes oncológicos

Conheça o protocolo odontológico para pacientes oncológicos

Ao atender um cliente oncológico, é essencial que o dentista trabalhe de forma integrada com o médico do paciente na indicação de tratamento!

Como atrair pacientes para consultório odontológico

Como atrair pacientes para consultório odontológico?

Depois de montar sua clinica odontológica é essencial que você conheça estratégias para divulgar os seus serviços. Aprenda agora com 7 dicas!