Gestão

Como atrair pacientes para consultório odontológico?

Como atrair pacientes para consultório odontológico

Entender como atrair pacientes para consultório odontológico é algo primordial para qualquer dentista que deseja ter uma carreira de sucesso. Para se ter ideia, em levantamento realizado pelo Conselho Federal de Odontologia, o Brasil contava com mais de 44 mil clínicas odontológicas, o que dá uma média de 8 unidades por município.

Embora o elevado número de clínicas seja uma boa notícia para os pacientes, ele significa grande concorrência para os profissionais. Especialmente em grandes metrópoles, pode ser difícil se destacar em meio a tantos outros. Por isso, torna-se necessário saber como divulgar seu consultório.

Cuidados com a saúde bucal são uma necessidade de todas as pessoas, o que também explica a quantidade de clínicas espalhadas pelo nosso país. A boa notícia é que sempre existirá espaço para os bons profissionais e negócios que oferecem serviços de qualidade.

E para isso, usar algumas estratégias pode ajudar muito no sucesso do seu negócio. Foi por isso que hoje resolvemos abordar esse tema. Vamos lá?

Leia também: Dicas de marketing digital para dentistas

7 dicas de como atrair pacientes para consultório odontológico

Partindo do princípio de que o mercado de serviços odontológicos é altamente competitivo, se faz necessário conhecer estratégias para divulgar os seus serviços. Nesse texto, apresentaremos 7 das principais técnicas.

1 – Tenha uma presença online

Você consegue se lembrar de qual foi a última vez que escolheu um serviço ou comprou um produto sem antes conferir informações online? A única exceção ocorre quando recebemos indicações de pessoas em quem confiamos, mas a internet vem logo em segundo lugar.

Considerando essa verdade, é notória a importância da presença online na hora de alcançar pacientes.

Ter um bom site e estar nas redes sociais é uma questão de sobrevivência se quiser saber como atrair pacientes para consultório odontológico. Considerando isso, não hesite em investir no marketing digital.

2 – Estabeleça boas relações com pacientes

Lembra quando mencionamos que a internet é a nossa segunda opção para encontrar produtos e serviços? A primeira são as indicações de pessoas em quem confiamos, algo que só é possível se estas tiveram contato com um consultório e trouxeram boas experiências.

O poder da indicação não deve ser subestimado. Na verdade, ele surge como um bônus à boa relação com pacientes. A partir do momento que se oferece serviço de qualidade e atendimentos humanizados, as pessoas se sentem inclinadas a indicar o consultório.

3 – Faça parcerias profissionais

Esse é um tópico muito importante quando vamos falar sobre como atrair pacientes para consultório odontológico.

Imaginemos a situação de um paciente que vai a um médico gastroenterologista e descobre, a partir dele, que possui alguma patologia ou condição bucal que requer tratamento. Não sendo a área desse profissional, ele indicará que busque um dentista.

A prática de indicar outros profissionais é legal e costuma acontecer quando um especialista da saúde confia em outro. Isso só é possível por meio de boas parcerias e contatos. Depois da presença online e das indicações pessoais, o trabalho de networking é o mais importante para ser lembrado.

4 – Ofereça serviços diferenciados

Trabalhos de obturação são comuns a todas as clínicas odontológicas. Cirurgias, por outro lado, são mais raras. Aqui estamos falando de tipos de serviços realizados por consultórios, os quais variam bastante de acordo com a estrutura do negócio e as capacitações dos profissionais.

A fim de saber como atrair pacientes para consultório odontológico, é preciso que a clínica disponibilize um grande número de serviços.

Tratamentos modernos, novos e que são tendência, por exemplo, costumam ter grande apelo, especialmente quando existem poucas clínicas próximas que os oferecem.

5 – Busque feedbacks e implemente mudanças

A única maneira de saber se você está fazendo um bom trabalho é pedindo a opinião de pacientes. O que pode ser melhorado nos procedimentos e na estrutura do consultório?

Quais tratamentos e técnicas podem ser oferecidos? Existe algo que precisa ser modificado?

As respostas para essas perguntas são encontradas nos feedbacks. Mediante o incentivo à opinião dos pacientes, consultórios podem descobrir os pontos em que podem melhorar e, a partir disso, implementar mudanças estruturais e na maneira como atendem os visitantes do local.

6 – Expanda as possibilidades do consultório

Essa dica sobre como atrair pacientes para consultório odontológico envolve outra situação para a qual podemos usar nossas experiências como clientes. Você por acaso já chegou em um estabelecimento e não pôde realizar uma compra porque não aceitavam cartão? Ou tentou marcar um serviço, mas não existiam meios online?

Esses são dois exemplos de limitações impostas pelos próprios negócios, as quais só os prejudicam. A fim de expandir as possibilidades de atendimento, deve-se considerar diferentes métodos de pagamento e meios para os pacientes entrarem em contato.

7 – Saiba o que não deve fazer

Deixando de lado as boas práticas, existem também aquelas que devem ser evitadas.

De maneira geral, elas são proibidas pelos órgãos fiscalizadores ou prejudicam a imagem do consultório, o que resulta em afastamento das pessoas e prejuízos ao negócio e estão fora das estratégias sobre como atrair pacientes para consultório odontológico.

Algumas das práticas contraindicadas (mas não as únicas) são a divulgação de técnicas e procedimentos sem comprovação científica, a divulgação de preços e métodos de pagamento em anúncios e a publicação de fotos de “antes e depois” (mesmo com autorização).

Acima de tudo, a capacidade de atrair novas pessoas está ligada aos serviços de qualidade que são ofertados. Quando um consultório faz um bom trabalho e é capaz de alcançar pacientes por meio das dicas incluídas nesse texto, o sucesso do negócio é uma questão de tempo.

Este é um conteúdo informativo produzido pelo Centro de Desenvolvimento em Odontologia (CDO) com o intuito de te ajudar a melhorar a divulgação do seu negócio e a fidelizar os pacientes.
Aproveite para seguir nosso perfil no Instagram. Você será notificado sobre novos conteúdos e turmas abertas!

Em alta

Tipos de candidíase na boca – causas e sintomas

Entenda o que causa candidíase em seus pacientes, os fatores de risco e tratamentos disponíveis. Esta infecção fúngica pode surgir por …

Ler matéria

Curso para aplicação de botox: quem pode fazer?

A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais buscado em clínicas odontológicas por todo o país. Saiba como atuar nessa área!

Ler matéria

Quais são os músculos da face? Anatomia facial

Em um rosto existem diversos músculos que desempenham determinadas funções, como a reprodução de movimentos. Conheça agora quais são!

Ler matéria

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma síndrome que atinge milhares de pessoas, independente da idade, sexo e raça, sendo muito mais comuns em mulheres adultas. Ao se especializar na área, o dentista será capaz de compreender as características das articulações maxilares, os músculos responsáveis pela mandíbula e poderá identificar os sintomas de disfunção temporomandibular e […]

Ler matéria

Como identificar cárie na radiografia panorâmica?

Você sabia que a radiografia é uma das principais formas de diagnosticar cárie? Veja o que é e como ela pode auxiliar no seu consultório!

Ler matéria

O que é pulpectomia e quem deve fazer?

Este procedimento odontológico faz a remoção da polpa dentária infectada ou doente. A pulpectomia costuma ser uma das etapas do tratamento …

Ler matéria

Outras matérias

O que é bichectomia

O que é bichectomia?

Este é um tipo de cirurgia plástica com intuito a retirada da gordura de bichat, que leva a redução das bochechas. O procedimento é realizado …

O que é síndrome de Sjögren

O que é síndrome de Sjögren e por que você tem que saber mais sobre ela?

A doença auto-imune afeta glândulas salivares e requer cuidados com a saúde bucal do paciente. É importante conhecê-la para oferecer o …

O que é lip lift?

O que é lip lift?

Este é um procedimento de cirurgia plástica que modifica a aparência estética dos lábios e que é muito buscado em consultórios odontológicos.

Como ser um dentista de sucesso

Como ser um dentista de sucesso?

Para ter sucesso na odontologia é essencial encarar sua carreira com visão empreendedora, investindo em capacitações e na imagem profissional!