Entender como atrair pacientes para consultório odontológico é algo primordial para qualquer dentista que deseja ter uma carreira de sucesso. Para se ter ideia, em levantamento realizado pelo Conselho Federal de Odontologia, o Brasil contava com mais de 44 mil clínicas odontológicas, o que dá uma média de 8 unidades por município.
Embora o elevado número de clínicas seja uma boa notícia para os pacientes, ele significa grande concorrência para os profissionais. Especialmente em grandes metrópoles, pode ser difícil se destacar em meio a tantos outros. Por isso, torna-se necessário saber como divulgar seu consultório.
Cuidados com a saúde bucal são uma necessidade de todas as pessoas, o que também explica a quantidade de clínicas espalhadas pelo nosso país. A boa notícia é que sempre existirá espaço para os bons profissionais e negócios que oferecem serviços de qualidade.
E para isso, usar algumas estratégias pode ajudar muito no sucesso do seu negócio. Foi por isso que hoje resolvemos abordar esse tema. Vamos lá?
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Partindo do princípio de que o mercado de serviços odontológicos é altamente competitivo, se faz necessário conhecer estratégias para divulgar os seus serviços. Nesse texto, apresentaremos 7 das principais técnicas.
Você consegue se lembrar de qual foi a última vez que escolheu um serviço ou comprou um produto sem antes conferir informações online? A única exceção ocorre quando recebemos indicações de pessoas em quem confiamos, mas a internet vem logo em segundo lugar.
Considerando essa verdade, é notória a importância da presença online na hora de alcançar pacientes.
Ter um bom site e estar nas redes sociais é uma questão de sobrevivência se quiser saber como atrair pacientes para consultório odontológico. Considerando isso, não hesite em investir no marketing digital.
Lembra quando mencionamos que a internet é a nossa segunda opção para encontrar produtos e serviços? A primeira são as indicações de pessoas em quem confiamos, algo que só é possível se estas tiveram contato com um consultório e trouxeram boas experiências.
O poder da indicação não deve ser subestimado. Na verdade, ele surge como um bônus à boa relação com pacientes. A partir do momento que se oferece serviço de qualidade e atendimentos humanizados, as pessoas se sentem inclinadas a indicar o consultório.
Esse é um tópico muito importante quando vamos falar sobre como atrair pacientes para consultório odontológico.
Imaginemos a situação de um paciente que vai a um médico gastroenterologista e descobre, a partir dele, que possui alguma patologia ou condição bucal que requer tratamento. Não sendo a área desse profissional, ele indicará que busque um dentista.
A prática de indicar outros profissionais é legal e costuma acontecer quando um especialista da saúde confia em outro. Isso só é possível por meio de boas parcerias e contatos. Depois da presença online e das indicações pessoais, o trabalho de networking é o mais importante para ser lembrado.
Trabalhos de obturação são comuns a todas as clínicas odontológicas. Cirurgias, por outro lado, são mais raras. Aqui estamos falando de tipos de serviços realizados por consultórios, os quais variam bastante de acordo com a estrutura do negócio e as capacitações dos profissionais.
A fim de saber como atrair pacientes para consultório odontológico, é preciso que a clínica disponibilize um grande número de serviços.
Tratamentos modernos, novos e que são tendência, por exemplo, costumam ter grande apelo, especialmente quando existem poucas clínicas próximas que os oferecem.
A única maneira de saber se você está fazendo um bom trabalho é pedindo a opinião de pacientes. O que pode ser melhorado nos procedimentos e na estrutura do consultório?
Quais tratamentos e técnicas podem ser oferecidos? Existe algo que precisa ser modificado?
As respostas para essas perguntas são encontradas nos feedbacks. Mediante o incentivo à opinião dos pacientes, consultórios podem descobrir os pontos em que podem melhorar e, a partir disso, implementar mudanças estruturais e na maneira como atendem os visitantes do local.
Essa dica sobre como atrair pacientes para consultório odontológico envolve outra situação para a qual podemos usar nossas experiências como clientes. Você por acaso já chegou em um estabelecimento e não pôde realizar uma compra porque não aceitavam cartão? Ou tentou marcar um serviço, mas não existiam meios online?
Esses são dois exemplos de limitações impostas pelos próprios negócios, as quais só os prejudicam. A fim de expandir as possibilidades de atendimento, deve-se considerar diferentes métodos de pagamento e meios para os pacientes entrarem em contato.
Deixando de lado as boas práticas, existem também aquelas que devem ser evitadas.
De maneira geral, elas são proibidas pelos órgãos fiscalizadores ou prejudicam a imagem do consultório, o que resulta em afastamento das pessoas e prejuízos ao negócio e estão fora das estratégias sobre como atrair pacientes para consultório odontológico.
Algumas das práticas contraindicadas (mas não as únicas) são a divulgação de técnicas e procedimentos sem comprovação científica, a divulgação de preços e métodos de pagamento em anúncios e a publicação de fotos de “antes e depois” (mesmo com autorização).
Acima de tudo, a capacidade de atrair novas pessoas está ligada aos serviços de qualidade que são ofertados. Quando um consultório faz um bom trabalho e é capaz de alcançar pacientes por meio das dicas incluídas nesse texto, o sucesso do negócio é uma questão de tempo.
Este é um conteúdo informativo produzido pelo Centro de Desenvolvimento em Odontologia (CDO) com o intuito de te ajudar a melhorar a divulgação do seu negócio e a fidelizar os pacientes.
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