Carreira

Conheça as principais especializações em odontologia

Quais são as especializações em odontologia

Depois de concluir a sua graduação, você pode buscar um curso de pós-graduação para segmentar a sua atuação e construir uma carreira de sucesso. Dentre as tantas opções disponíveis, como fazer a melhor escolha? Que tal avaliar as principais especializações em odontologia para tomar uma decisão?

Dados de uma pesquisa feita pela Catho e divulgada pelo portal G1 indicam que a especialização pode aumentar o salário em até 118%. Ou seja, este é um forte argumento para quem ainda tem dúvidas. 

Os graduados em odontologia têm diversos caminhos disponíveis para se aprofundar na carreira. O fato de ter muitas especializações na área pode gerar mais dúvidas em quem ainda não decidiu que caminho seguir depois de se formar. Se você é uma dessas pessoas, temos aqui a luz no fim do túnel.

Ao todo, a área conta com 22 tipos de cursos de especialização, áreas essenciais que dão destaque ao profissional. Vale ressaltar que, um dos campos que teve um crescimento significativo nos últimos anos foi o de Odontologia Estética, segmento em que o CDO se destaca com as opções de:

Por que se especializar?

De modo geral, a pós-graduação serve para aprofundar as habilidades em determinadas áreas, levando o profissional a se tornar um especialista naquele assunto. Por consequência, o benefício é mostrar ao mercado de trabalho que existem diferenciais no currículo de quem optou por este caminho.

Para a área de Odontologia, especificamente, a especialização abre caminho para prestação de serviços específicos em clínicas e até mesmo a abertura de um consultório que pode se tornar referência em determinados tratamentos.

Como escolher a melhor área de especialização?

Para não errar na escolha, é importante conhecer um pouco sobre cada área disponível dentre as principais especializações em odontologia. Pesquisar sobre cada uma delas, entender o trabalho principal e quanto tempo dura os estudos irá ajudar na decisão.

O retorno financeiro é importante, mas pensar por este viés pode não ser a melhor forma de escolher qual caminho seguir. Considere também seus gostos e preferências, e principalmente a satisfação que sua profissão irá te proporcionar.

Outra dica valiosa nesse momento é estudar o mercado de trabalho. Opte por áreas odontológicas que tenham alta demanda na região em que você reside ou se existe vontade de mudar de cidade para colocar em prática todos os seus conhecimentos. Essas são condições significativas e que devem ser levadas em consideração.

Agora que você já conhece as vantagens de se pós-graduar, vamos ao assunto importante, que são as principais especializações em odontologia. Confira abaixo as 5 mais promissoras no mercado e tire suas dúvidas sobre elas.

Radiologia Odontológica e Imaginologia

Essa área estuda de forma sistemática as estruturas, órgãos e conjuntos por técnicas de imagens – as conhecidas radiografias. Isso quer dizer que, o dentista pode utilizar meios intra e extrabucais, com o objetivo de alcançar uma semelhança real do que acontece com o dente e outras estruturas da boca. Esta especialização em odontologia dura entre 12 e 18 meses.

Atualmente, existem variados tipos de exames de imagem. Os softwares estão cada vez mais especializados, agindo de maneira conjunta aos exames, emitindo laudos das imagens, e até mesmo dando o diagnóstico, e planejando intervenções necessárias.

O profissional que decidir estudar este território, deve estar sempre atualizado e atento às novidades e tendências do mercado.

Odontologia estética

Essa é uma das especialidades que mais crescem e seguem tendências do cuidado com a beleza. O principal objetivo do profissional é a melhoria estética dos dentes, atendendo pacientes que buscam um sorriso harmonioso, saudável e apresentável. O profissional da área é treinado para fazer restaurações, clareamentos, aplicação de resina e peelings gengivais.

Desenvolvendo cada vez mais novas técnicas e tecnologias, esse campo está sempre cheio de novidades, como as lentes de contato gengival, entre outros procedimentos. Os cursos duram aproximadamente entre 18 a 24 meses, e é com esse tipo de especialização que se obtém o título de mestre ou doutor, caso queiram seguir a carreira acadêmica.

Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial 

Essa é uma atividade mais elaborada, sendo realizada em um ambiente hospitalar, tendo o objetivo de lidar com os traumas do rosto e dos ossos do crânio. O curso pode durar entre 2 a 4 anos – sendo um tempo maior que a maioria das outras especialidades.

Neste período, o profissional aprende sobre como corrigir irregularidades faciais e assimetrias, doenças e tumores da boca, reconstrução facial, problemas com apneia e enxertos para reposição de ossos, além de implantes dentários.

Periodontia

O curso de periodontia dura em média dois anos e, nessa ocupação, o dentista estuda e trata doenças ou alterações na gengiva e periodontos, que são os tecidos responsáveis pela fixação dos dentes nos ossos. A área pode ser promissora já que, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), cerca de 23% da população tem problemas em manter a saúde bucal, incluindo doenças na gengiva, que é foco dessa atividade.

De acordo com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), essa profissão está entre as mais bem remuneradas, tendo baixos níveis de desemprego, o que coloca esta área entre as principais especializações em odontologia.

Reabilitação oral com próteses totais

Este ramo é indicado para cirurgiões-dentistas e tem como foco o aperfeiçoamento das técnicas sobre a instalação, confecção e prescrição do uso de próteses e a renovação do sistema estomatognático.

O dentista será treinado em prótese dentária, realizando diagnósticos assertivos para buscar soluções para o edentulismo e execução de reabilitação oral pela prótese fixa, removível, total ou sobre implante. A formação dura cerca de 36 meses (3 anos, em média).

Agora que você conhece os setores mais promissores de especialização em odontologia, ficou fácil escolher um curso, não é mesmo?

Nós do Centro de Desenvolvimento em Odontologia (CDO) inovamos e investimos em tecnologia para trazer a você os melhores cursos de imersão, aperfeiçoamento e especialização odontológica do Brasil.

Todos os cursos odontológicos do CDO possuem emissão de certificado de conclusão e são ministrados por profissionais atuantes e referências no atendimento especializado.

Siga nosso perfil no Instagram e seja avisado sobre novos conteúdos e turmas abertas!

Além de conhecer aqui as principais especializações em odontologia, que tal ler também:

O que é protocolo de branemark?

O que é anamnese odontológica?

Em alta

Tipos de candidíase na boca – causas e sintomas

Entenda o que causa candidíase em seus pacientes, os fatores de risco e tratamentos disponíveis. Esta infecção fúngica pode surgir por …

Ler matéria

Curso para aplicação de botox: quem pode fazer?

A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais buscado em clínicas odontológicas por todo o país. Saiba como atuar nessa área!

Ler matéria

Quais são os músculos da face? Anatomia facial

Em um rosto existem diversos músculos que desempenham determinadas funções, como a reprodução de movimentos. Conheça agora quais são!

Ler matéria

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma síndrome que atinge milhares de pessoas, independente da idade, sexo e raça, sendo muito mais comuns em mulheres adultas. Ao se especializar na área, o dentista será capaz de compreender as características das articulações maxilares, os músculos responsáveis pela mandíbula e poderá identificar os sintomas de disfunção temporomandibular e […]

Ler matéria

Como identificar cárie na radiografia panorâmica?

Você sabia que a radiografia é uma das principais formas de diagnosticar cárie? Veja o que é e como ela pode auxiliar no seu consultório!

Ler matéria

O que é pulpectomia e quem deve fazer?

Este procedimento odontológico faz a remoção da polpa dentária infectada ou doente. A pulpectomia costuma ser uma das etapas do tratamento …

Ler matéria

Outras matérias

o que é anamnese odontológica

O que é anamnese odontológica?

É importante anotar cada detalhe sobre o paciente, inclusive o histórico familiar, para ajustar os tratamentos a sua necessidade. Entenda!

Frases para pacientes de dentista

Frases para pacientes de dentista: um guia de fidelização

Na odontologia, a comunicação é essencial para estabelecer uma relação duradoura com os pacientes. Saiba utilizar gatilhos para fidelizá-los!

Como organizar um consultório odontológico

Como organizar um consultório odontológico?

A organização do seu consultório é a chave para proporcionar uma boa experiência aos seus pacientes. Descubra como organizar a sua clínica!

o que faz um odontopediatra

O que faz um odontopediatra? Conheça esta especialidade odontológica

Você sabe o que faz um odontopediatra? Esses profissionais desenvolvem todos os tipos de cuidados orofaciais relacionados ao público infantil!