Carreira

O que é odontologia do trabalho? Qual é a sua importância? 

O que é odontologia do trabalho

A cada ausência de um colaborador para tratar questões de saúde, principalmente aquelas que poderiam ser evitadas por um atendimento proativo, a produtividade do negócio é impactada. Diante disso, os gestores perceberam que investir em atendimento precoce pode preservar o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores.

É neste contexto que é preciso entender o que é odontologia do trabalho, uma das várias opções de atuação do profissional formado na área.

Trata-se de um trabalho que visa acompanhar os funcionários de uma determinada empresa para identificar possíveis problemas de saúde bucal, tratá-los e atuar para que eles não voltem a acontecer. Esta ação permite, inclusive, educar melhor os trabalhadores sobre os cuidados que eles precisam ter com os seus dentes, atuando de forma preventiva.

Este é um conteúdo informativo produzido pelo Centro de Desenvolvimento em Odontologia (CDO). Leia com atenção e elimine todas as suas dúvidas!

Entenda o que é odontologia do trabalho

Antes de tudo, é preciso deixar claro que esse setor busca unicamente prevenir doenças do sistema estomatognático (SE) do trabalhador: essa região é composta por músculos, ossos, articulações, dentes, lábios, língua, bochechas e funções de sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação e respiração. E isso acontece através do estímulo da saúde bucal no ambiente. 

Logo, a odontologia do trabalho é um campo da odontologia que visa promover e preservar a saúde dos trabalhadores. Ou seja – o seu principal objetivo é prevenir doenças ocupacionais, que são relacionadas à atividade profissional, assim como a medicina do trabalho, por exemplo.

Com as empresas investindo em aumentar a produtividade e reduzir as faltas dos colaboradores, a atividade odontológica ganhou muita importância no meio empresarial, principalmente quando o assunto é prevenção.

A atividade de odontologia do trabalho foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) na Resolução CFO – 22/2001.

Qual é o objetivo principal da odontologia do trabalho?

Como foi mencionado anteriormente, o objetivo principal da odontologia do trabalho é prevenir e preservar a saúde bucal dos colaboradores. Danos diretos e indiretos podem ser amenizados quando a prevenção tem destaque em programas de saúde e é da mesma forma que acontece com a bucal.

Um dentista dentro da empresa é apto para fazer diagnósticos precoces de manifestações orais em doenças ocupacionais. Essa investigação promove a educação de uma boa higiene bucal e evita que problemas simples geram faltas e queda na produtividade.

Este benefício costuma ser oferecido em órgãos governamentais e em grandes empresas. Desta forma, se você pretende se especializar nesta área, existe um perfil de negócio que irá empregá-lo.

Quais são os tipos de exames que são feitos?

O profissional da odontologia do trabalho terá um papel importante na preservação dos dentes dos colaboradores da empresa em que atua. Ele deve monitorar e avaliar se algo dentro do ambiente corporativo representa riscos à saúde bucal dos funcionários.

Ele deve planejar campanhas de conscientização, fazer diagnóstico de doenças e promover ações que tenham o objetivo de prevenir acidentes de trabalho que possam envolver a sua área.

Além desta atuação, quem atua em odontologia do trabalho faz uma série de exames, confira os principais:

  • Admissional: exame feito antes do colaborador ser contratado, indicando se a atividade que será exercida na empresa levará agravantes à situação do paciente;
  • Periódico: esse tipo de avaliação é realizada a cada período estabelecido pela empresa, e tem o objetivo de indicar se houve agravantes na saúde bucal do funcionário;
  • Mudança de função: se o colaborador mudar de atividade dentro da empresa, o exame é realizado para averiguar alterações e quais os riscos que ele poderá ser exposto;
  • Retorno às atividades: para quem entrou de férias ou teve algum tipo de afastamento por doença ou acidente, o exame é solicitado;
  • Demissional: normalmente é realizado no momento da homologação, e mostra se o funcionário sofreu danos na saúde bucal enquanto atuava na empresa.

O que é ASOO?

O nome parece confuso, mas é simples: significa Atestado de Saúde Ocupacional Odontológico, trata-se de um tipo de avaliação que mede o estado de saúde de uma pessoa, sendo importante também na prevenção contra problemas relacionados ao trabalho.

O ASOO informa se o indivíduo está em condições ou não de realizar as atividades dentro da empresa.

A atividade é regulamentada?

Acima, ao explicar o que é odontologia do trabalho, informamos que existe uma resolução do Conselho Federal de Odontologia, de 2001, que regulamentou a atividade profissional.

De acordo com a Resolução CFO 22/2001, o dentista do trabalho, além de promover a saúde bucal entre os colaboradores, também exerce outras atividades. Avaliação e monitoramento de fatores ambientais que apresentam riscos à saúde bucal do colaborador, assessorar segurança, higiene e ergonomia, são algumas delas.

Com a preocupação das empresas em oferecer um bom serviço odontológico para os seus funcionários, a tendência dessa especialidade é de crescimento.

Existe, no Congresso Nacional, o Projeto de Lei (PL 422/07), que pretende obrigar as empresas a oferecer serviços especializados em odontologia do trabalho para os seus funcionários. A sua aprovação deve ampliar a demanda por profissionais da área.

Para ajudá-lo a se atualizar e a se especializar na odontologia, nós do CDO temos uma série de treinamentos. Todos os cursos de extensão para dentistas possuem emissão de certificado de conclusão e são ministrados por profissionais atuantes e referências no atendimento especializado.

Somos integrantes da holding de saúde SERMED e temos como objetivo capacitar e especializar acadêmicos e profissionais dentistas nas áreas mais promissoras da odontologia.

Se você gostou deste conteúdo em que explicamos o que é biopulpectomia, sugerimos que se inscreva em nossa newsletters. Vamos avisá-lo sobre os novos artigos e cursos lançados.

Além de aprender aqui o que é odontologia do trabalho, leia também:

Em alta

Tipos de candidíase na boca – causas e sintomas

Entenda o que causa candidíase em seus pacientes, os fatores de risco e tratamentos disponíveis. Esta infecção fúngica pode surgir por …

Ler matéria

Curso para aplicação de botox: quem pode fazer?

A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais buscado em clínicas odontológicas por todo o país. Saiba como atuar nessa área!

Ler matéria

Quais são os músculos da face? Anatomia facial

Em um rosto existem diversos músculos que desempenham determinadas funções, como a reprodução de movimentos. Conheça agora quais são!

Ler matéria

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma síndrome que atinge milhares de pessoas, independente da idade, sexo e raça, sendo muito mais comuns em mulheres adultas. Ao se especializar na área, o dentista será capaz de compreender as características das articulações maxilares, os músculos responsáveis pela mandíbula e poderá identificar os sintomas de disfunção temporomandibular e […]

Ler matéria

Como identificar cárie na radiografia panorâmica?

Você sabia que a radiografia é uma das principais formas de diagnosticar cárie? Veja o que é e como ela pode auxiliar no seu consultório!

Ler matéria

O que é pulpectomia e quem deve fazer?

Este procedimento odontológico faz a remoção da polpa dentária infectada ou doente. A pulpectomia costuma ser uma das etapas do tratamento …

Ler matéria

Outras matérias

Como atrair pacientes para consultório odontológico

Como atrair pacientes para consultório odontológico?

Depois de montar sua clinica odontológica é essencial que você conheça estratégias para divulgar os seus serviços. Aprenda agora com 7 dicas!

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma síndrome que atinge milhares de pessoas, independente da idade, sexo e raça, sendo muito mais comuns em mulheres adultas. Ao se especializar na área, o dentista será capaz de compreender as características das articulações maxilares, os músculos responsáveis pela mandíbula e poderá identificar os sintomas de disfunção temporomandibular e […]

Como fazer anamnese odontológica

Como fazer anamnese odontológica?

Você sabia que a anamnese odontológica é essencial para oferecer um ótimo atendimento em seu consultório? Confira o que perguntar ao paciente!

Como funciona a sedação com oxido nitroso na odontologia

Como funciona a sedação com óxido nitroso na odontologia?

Você sabe como funciona a sedação com óxido nitroso na odontologia? Ela auxilia na sedação do paciente durante o procedimento odontológico. Entenda!