Entenda

Protocolo de atendimento odontológico à gestante

Protocolo de atendimento odontológico a gestante

Profissionais da área da saúde recebem os mais variados tipos de públicos. Embora existam algumas especializações focadas em recortes de gênero ou idade (como a ginecologia e a pediatria), a maioria dos atendimentos é requisitado por uma multiplicidade de pacientes.

Esse é o caso da Odontologia. Existem capacitações focadas no atendimento de públicos que requerem atenção especial, mas na teoria todos os profissionais da área estão aptos a cuidar da saúde bucal de todas as pessoas que chegam aos consultórios ou clínicas.

Considerando tudo isso, abordaremos neste texto o protocolo de atendimento odontológico à gestante, trata-se de um dos grupos mais delicados para a maioria dos procedimentos. Os profissionais devem saber como atendê-los com segurança.

Este é um conteúdo informativo produzido pelo Centro de Desenvolvimento em Odontologia (CDO) com o intuito de te ajudar a oferecer um atendimento mais humanizado em seu consultório. Boa leitura!

Veja também: Quais são os sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

O que é um protocolo de atendimento?

Durante o período da pandemia de Covid-19, hospitais, clínicas e consultórios precisaram estabelecer regras a serem cumpridas por médicos e pacientes. A essas orientações é dado o nome de “protocolo”, e o seu objetivo é garantir segurança.

Esse tipo de determinação vai além de situações temporárias. Para cada público e condição, existe algum tipo de protocolo. Um mesmo procedimento deverá ser adaptado e realizado de maneiras diferentes, considerando se o paciente é um adulto ou uma criança.

Levando em conta o tema desse texto, pessoas gestantes são contempladas nestes protocolos. No documento estão listados procedimentos e medicamentos pré-aprovados para a realização e utilização nestas pacientes, visando sempre garantir a segurança e o conforto delas.

Para um adulto pode não ser um problema ficar com a boca aberta por vários minutos, mas uma criança terá dificuldade nisso. Os protocolos respeitam essas variáveis, guiando os profissionais sobre a melhor maneira de fazer o seu trabalho, de acordo com o paciente.

Protocolos de atendimento estão presentes em todas as áreas da saúde, incluindo a Odontologia. Alguns exemplos incluem aqueles para idosos, pessoas com deficiência, crianças, gestantes, hipertensos e pessoas no espectro autista.

Qual é a importância do protocolo de atendimento odontológico a gestantes?

Como citado no tópico anterior, parte da importância dos protocolos de atendimento está na segurança do paciente, mas existem maneiras específicas como eles se relacionam com a saúde de gestantes e as alterações que um organismo vive durante esse momento.

Mesmo em gestações tranquilas, existem riscos para a grávida e o bebê. Algumas condições são mais frequentes durante o período e alguns medicamentos são proibidos. Tudo isso deverá estar detalhado no protocolo de atendimento odontológico à gestante.

Apesar de tudo, os protocolos de atendimento não são inflexíveis. Nenhuma gestação é igual a outra, o que significa que, além das considerações da gravidez, o especialista deverá fazer uma anamnese com a pacientes a fim de descobrir outras informações sobre a sua saúde.

6 coisas que um dentista precisa saber sobre o atendimento de gestantes

Como falado em parágrafos anteriores, a estrutura de um protocolo de atendimento compreende vários elementos. Abaixo listamos alguns dos principais deles, em conjunto com informações que o especialista precisa saber antes de atender as gestantes.

1 – Manifestações bucais mais comuns

Algumas patologias afetam pessoas gestantes com uma frequência maior. As principais são as erosões dentárias (consequência de enjoos e refluxos), o granuloma piogênico e a cárie, entre outras doenças periodontais associadas com alterações hormonais.

2 – Atenção ao conforto

Uma gravidez é repleta de desconfortos. Isso, associado com sensações desagradáveis presentes em alguns procedimentos odontológicos, pode ser um problema. É necessário, então, proporcionar o maior conforto possível para as gestantes durante o atendimento.

3 – Pré-natal odontológico

Pré-natal odontológico é o nome dado ao acompanhamento da saúde bucal de uma gestante e do bebê. Embora tratamentos façam parte desse processo, o seu maior foco é a prevenção de doenças e a manutenção de boas práticas de higiene dentária.

4 – Orientações sobre saúde bucal

Orientações sobre saúde bucal andam de mãos dadas com o pré-natal odontológico. Dentistas devem instruir gestantes sobre a melhor maneira de cuidar dos dentes, incluindo uma alimentação balanceada e escovação após eventos de refluxo.

5 – Procedimentos contraindicados

Ao adotar um protocolo de atendimento odontológico à gestante, é importante que o dentista e as pacientes saibam quais são os procedimentos que não podem ser realizados durante a gravidez. Tratamentos puramente estéticos, por exemplo, devem ser evitados.

6 – Respostas sobre mitos e verdades

É comum que pessoas gestantes ouçam todo tipo de histórias sobre a sua condição e o que podem ou não podem fazer. Visitas ao dentista estão incluídas aí, repletas de mitos e meias-verdades. Cabe aos profissionais darem as informações corretas.

Além de tudo o que foi falado nesse texto, o atendimento odontológico de gestantes pode representar uma oportunidade para os dentistas. Um profissional que se especializa em cuidar da saúde bucal durante uma gestação, será mais requisitado.

Como conclusão, o protocolo de atendimento odontológico à gestante surge com benefícios para dentistas e pacientes. Para os profissionais, ele é um guia de boas práticas. Para as mulheres, ele é a garantia de cuidados adaptados e que priorizam o seu bem-estar.

Aproveite para seguir nosso perfil no Instagram. Você será notificado sobre novos conteúdos e turmas abertas!

Este conteúdo foi elaborado pela redação do Centro de Desenvolvimento em Odontologia (CDO), sempre inovamos para trazer a você os melhores cursos de imersão, aperfeiçoamento e especialização odontológica do Brasil.

Todos os cursos odontológicos do CDO possuem emissão de certificado de conclusão e são ministrados por profissionais atuantes e referências no atendimento especializado.

Em alta

Tipos de candidíase na boca – causas e sintomas

Entenda o que causa candidíase em seus pacientes, os fatores de risco e tratamentos disponíveis. Esta infecção fúngica pode surgir por …

Ler matéria

Curso para aplicação de botox: quem pode fazer?

A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais buscado em clínicas odontológicas por todo o país. Saiba como atuar nessa área!

Ler matéria

Quais são os músculos da face? Anatomia facial

Em um rosto existem diversos músculos que desempenham determinadas funções, como a reprodução de movimentos. Conheça agora quais são!

Ler matéria

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma síndrome que atinge milhares de pessoas, independente da idade, sexo e raça, sendo muito mais comuns em mulheres adultas. Ao se especializar na área, o dentista será capaz de compreender as características das articulações maxilares, os músculos responsáveis pela mandíbula e poderá identificar os sintomas de disfunção temporomandibular e […]

Ler matéria

Como identificar cárie na radiografia panorâmica?

Você sabia que a radiografia é uma das principais formas de diagnosticar cárie? Veja o que é e como ela pode auxiliar no seu consultório!

Ler matéria

O que é pulpectomia e quem deve fazer?

Este procedimento odontológico faz a remoção da polpa dentária infectada ou doente. A pulpectomia costuma ser uma das etapas do tratamento …

Ler matéria

Outras matérias

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma síndrome que atinge milhares de pessoas, independente da idade, sexo e raça, sendo muito mais comuns em mulheres adultas. Ao se especializar na área, o dentista será capaz de compreender as características das articulações maxilares, os músculos responsáveis pela mandíbula e poderá identificar os sintomas de disfunção temporomandibular e […]

Ideias de posts para dentistas

Ideias de posts para dentistas

Se formou e está com dúvidas sobre o que postar nas suas redes sociais de odontologia? Confira dicas e gere mais engajamento na internet!

O que é patência em endodontia

O que é patência em Endodontia e qual é a sua importância no sucesso do tratamento?

Você sabia que a patência consiste em uma manobra para desobstruir e refazer o trajeto do canal dentário? Confira quando ela é indicada!

Qual especialização em odontologia ganha mais?

Qual especialização em odontologia ganha mais?

A odontologia é uma área profissional que tem muitas especializações disponíveis para quem concluir a graduação. Diante deste cenário, é muito comum que o universitário não saiba qual a pós que deverá fazer. Alguns decidem por influência de amigos e parentes, outros por talento e ainda tem uma parcela que busca saber qual especialização em […]