Entenda

O que é odontologia digital?

O que é odontologia digital

Dentro do contexto de trabalho do dentista, é importante entender o que é odontologia digital e como ela funciona, já que a tecnologia atua para facilitar a vida de profissionais e pacientes. Explicaremos melhor!

Desde o início dos tempos, novas tecnologias sempre contribuíram para o avanço de diferentes campos de atuação profissional. Praticamente todos os dias surgem novas maneiras de se realizar trabalhos antigos.

Com a área da saúde isso não é diferente. Mais do que qualquer outra, inovações aqui contribuem para a melhoria da vida humana. Problemas que antes tinham soluções custosas (ou mesmo não as possuíam) hoje podem facilmente ser resolvidos.

Entenda o que é odontologia digital

De maneira bastante simples, a odontologia digital é a prática profissional de cuidado com os dentes que utiliza ferramentas tecnológicas e/ou auxiliadas por um computador. Esses dispositivos podem servir a uma série de funções, sobre as quais falaremos mais adiante.

O uso da tecnologia na odontologia acompanha tendências externas e maiores do que a própria área. Este tipo de equipamento substitui diversas práticas defasadas. Contudo, em muitos casos, eles atuam em conjunto.

Com o auxílio de tais ferramentas, inclusive, os dentistas podem oferecer um atendimento mais prático e até criar novos procedimentos para melhorar a saúde bucal dos pacientes.

Leia também: O que é anamnese odontológica?

Vantagens da odontologia digital

A massiva aplicação e utilização de tecnologias digitais em diferentes aspectos da vida se dá, principalmente, por seus benefícios. Se existe uma maneira “melhor” de fazer uma tarefa X, por que insistir no jeito antigo?

A mesma lógica existe na odontologia. As vantagens são plurais e múltiplas, e é sobre elas que falaremos abaixo.

Segurança

A segurança é talvez o motivo mais forte para a aplicação de equipamentos tecnológicos nos cuidados que envolvem a saúde bucal dos pacientes. Lidar com o corpo humano é algo complexo, com desafios variados e que exigem do profissional soluções rápidas e efetivas.

Por conta dessa complexidade, uma série de procedimentos odontológicos se apresentavam de forma abaixo do ideal. Se não existe um jeito diferente de fazer algo cujo objetivo é cuidar do corpo humano, então os ônus acabam sendo aceitos.

Vindo na contramão, a odontologia digital se propõe a eliminar uma grande quantidade desses riscos ao paciente. Procedimentos invasivos se tornaram mais brandos e os cuidados foram refinados, a fim de oferecer as melhores chances de recuperação possíveis.

Praticidade

Algumas atividades na odontologia demoram. Por se tratar de uma profissão bastante manual, é preciso cuidado e técnica, o que leva tempo. E é aí que as novas tecnologias entram, oferecendo alternativas mais rápidas para coisas que antes demoravam.

Entender o que é odontologia digital é necessário para perceber a sua praticidade. Essa agilidade pode ser vista tanto em exames (que ficam prontos mais rápidos e permitem uma observação mais detalhada), quanto na confecção de próteses e outros aparatos, os quais chegam até os pacientes em pouco tempo e com maior qualidade.

Como um benefício secundário da praticidade, existe a diminuição dos custos. Por levar menos tempo e exigir técnicas mais fáceis e automatizadas, os tratamentos acabam custando menos, o que é extremamente positivo para pacientes.

Conforto

Mesmo procedimentos que não oferecem riscos à saúde de um paciente podem ser desconfortáveis. Quanto mais invasiva for uma atividade, maiores são as chances de ela causar dores e inconveniências para aqueles que buscam um tratamento odontológico.

Novas tecnologias reduzem esses aspectos negativos e oferecem maior conforto para as pessoas. Isso pode ser observado tanto em práticas clínicas, quanto em soluções mais permanentes e que acompanharão o paciente.

O conforto oferecido pela odontologia digital pode ser observado até mesmo em aspectos pequenos, como a redução do número de consultas físicas necessárias para se identificar e resolver um problema bucal.

Precisão

A odontologia é uma ciência com foco em cuidar de uma parte específica do corpo, os dentes. Para isso, são utilizados métodos comprovados, os quais são aplicados por profissionais qualificados. Apesar de tudo isso, nenhum trabalho humano é livre de falhas.

A odontologia digital reduz a imprecisão de diversos procedimentos. Elementos que antes precisavam ser feitos inteiramente por seres humanos, agora podem contar com a precisão matemática de computadores.

Essa vantagem se aplica para diagnósticos (como exames mais detalhados) e tratamentos (como restaurações com uma cor mais próxima do natural). Com a ajuda da odontologia digital, o dentista consegue oferecer um cuidado mais personalizado.

Por fim, não podemos explicar o que é odontologia digital sem reforçar um grande benefício para os profissionais da área que envolve a possibilidade de expansão dos conhecimentos. Com mais ferramentas ao seu dispor, você é capaz de aprender muito mais sobre o corpo humano e suas nuances.

Continuar se aperfeiçoando é dever de todo profissional da odontologia. Adaptar-se aos tempos e adotar soluções tecnológicas permite oferecer cuidados especializados, resultando na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Siga nosso perfil no Instagram e seja avisado sobre novos conteúdos e turmas abertas!

Nós do Centro de Desenvolvimento em Odontologia (CDO) inovamos para trazer a você os melhores cursos de imersão, aperfeiçoamento e especialização odontológica do Brasil.

Todos os cursos odontológicos do CDO possuem emissão de certificado de conclusão e são ministrados por profissionais atuantes e referências no atendimento especializado.

Além de detalhar o que é odontologia digital, nós também já explicamos aqui:

O que é lip lift?

O que é protocolo de Branemark?

Em alta

Tipos de candidíase na boca – causas e sintomas

Entenda o que causa candidíase em seus pacientes, os fatores de risco e tratamentos disponíveis. Esta infecção fúngica pode surgir por …

Ler matéria

Curso para aplicação de botox: quem pode fazer?

A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais buscado em clínicas odontológicas por todo o país. Saiba como atuar nessa área!

Ler matéria

Quais são os músculos da face? Anatomia facial

Em um rosto existem diversos músculos que desempenham determinadas funções, como a reprodução de movimentos. Conheça agora quais são!

Ler matéria

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma síndrome que atinge milhares de pessoas, independente da idade, sexo e raça, sendo muito mais comuns em mulheres adultas. Ao se especializar na área, o dentista será capaz de compreender as características das articulações maxilares, os músculos responsáveis pela mandíbula e poderá identificar os sintomas de disfunção temporomandibular e […]

Ler matéria

Como identificar cárie na radiografia panorâmica?

Você sabia que a radiografia é uma das principais formas de diagnosticar cárie? Veja o que é e como ela pode auxiliar no seu consultório!

Ler matéria

O que é pulpectomia e quem deve fazer?

Este procedimento odontológico faz a remoção da polpa dentária infectada ou doente. A pulpectomia costuma ser uma das etapas do tratamento …

Ler matéria

Outras matérias

O que é Necropulpectomia

O que é necropulpectomia? Conheça um dos principais tratamentos da endodontia

A Necropulpectomia é um dos principais tratamentos da endodontia. Conheça as etapas do diagnóstico e descubra como funciona o procedimento!

O que é o protocolo de Branemark? Descubra os benefícios e principais detalhes

O que é o protocolo de Branemark? Descubra os benefícios e principais detalhes

Este tratamento é indicado para pacientes que necessitam de uma prótese total e que tiveram perda óssea. Para oferecer o melhor atendimento …

O que é a homeopatia na odontologia

O que é a homeopatia na odontologia e para que serve?

A homeopatia é utilizada na odontologia como um complemento ao tratamento convencional oferecido nos consultórios. Veja como se especializar!

O que é harmonização orofacial

O que é harmonização orofacial?

Uma das áreas da odontologia a harmonização orofacial é responsável pela busca do equilíbrio funcional entre o rosto e o sorriso. Saiba mais!