Pós-Graduação

O que é odontologia legal e como se especializar na área?

O que é odontologia legal

Quando se fala sobre características únicas das pessoas, a impressão digital é a primeira coisa que vem à mente. Embora essa associação seja verídica, as estruturas bucais, especialmente os dentes, também oferecem elementos únicos, variando entre pessoas. Então vamos entender sobre odontologia legal em mais detalhes.

Essa informação é útil em uma série de contextos. Entre as aplicações práticas está a identificação de pessoas por meio de características orofaciais, uma área de expertise dos profissionais formados em odontologia. É nesse contexto que surge a odontologia legal.

Nós vamos abordar esse tema considerando o que ela é, como é a sua rotina e possibilidades de atuação profissional, como é o mercado para aqueles que se formam na área e de que maneira um odontologista pode obter a especialização. Leia até o final e tire suas dúvidas!

Este artigo foi elaborado pela redação do Centro de Desenvolvimento em Odontologia (CDO). Continue sua leitura até o final para entender mais sobre essa especialização!

Entenda o que é odontologia legal

Ela é uma das dezenas de especialidades odontológicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Embora seja menos conhecida do que outros campos de estudo, essa área tem raízes bastante antigas, datando do final do século XIX.

Também chamada de “odontologia forense”, o foco principal da odontologia legal é, entre outras coisas, a identificação de pessoas falecidas, vítimas de acidentes, assassinatos e outras situações de ordem legal. As ramificações da sua atuação têm importância ímpar.

No contexto criminal, essa especialidade está relacionada ao trabalho conjunto com outros profissionais, como médicos legais e policiais. Nesse sentido, o odontologista com essa especialização ajuda no reconhecimento de restos mortais, a partir de seus estudos.

Por se tratar de uma área de atuação profissional bastante delicada, não basta entender o que é odontologia legal, você precisa de conhecimentos aprofundados e dedicação. Quando o trabalho de um profissional da área é bem feito, sua abordagem oferece soluções rápidas e econômicas, facilitando processos.

Como é o trabalho de um profissional da área?

Um profissional de odontologia legal faz identificações com base em seus saberes, características orofaciais e evidências dentárias. Com essa expertise, ele é capaz de descobrir informações valiosas relacionadas a corpos ou restos mortais encontrados.

Na prática, um odontologista legal trabalha em contato direto com médicos legistas, policiais, toxicologistas e outros profissionais. Além disso, é necessário a comunicação com familiares de pessoas falecidas, a fim de que se descubra informações que ajudem nas perícias.

Um profissional da área está presente durante as autópsias, tira fotos, faz anotações e realiza exames (como radiografias). A partir de suas descobertas, ele escreve relatórios a respeito de tudo o que foi observado, considerando os procedimentos realizados.

Para além do trato com pessoas falecidas, um odontologista legal também pode realizar perícias em pessoas vivas, a fim de determinar a causa dos ferimentos. Sua opinião profissional, baseada na ciência, carrega peso e importância em processos criminais.

Veja aqui: O que é odontologia do trabalho?

Quais são as áreas de atuação na odontologia legal?

O campo de atuação de um especialista da área é vasto. Embora os trabalhos mais frequentes envolvam o contato com pessoas falecidas, qualquer tipo de perícia criminal odontológica pode ser feita por aqueles profissionais que se formaram nesta especialização.

Por se tratar de uma ocupação importante em contextos bastante delicados, a carreira de odontologista legal é sólida, oferece boa estabilidade financeira e amplas possibilidades de trabalho, especialmente na vida pública. Mestrados e doutorados também são possíveis.

Para entender um pouco mais sobre o que é odontologia legal, saiba que a pessoa formada na área pode atuar como perito forense, criminal ou oficial. A posição exata dependerá do cargo oferecido em um concurso público. De maneira semelhante, os salários também variam bastante entre um cargo e outro.

As médias salariais costumam começar nos R$ 4 mil e terminam próximas dos R$ 30 mil. As diferenças de valores consideram não somente o cargo, mas o nível de experiência prática do profissional e o tipo de concurso que realizou, entre as opções municipais, estaduais e federais.

Como ser um odontologista legal?

A partir do momento que um profissional entende o que é odontologia legal e se identifica com a área, o primeiro passo é concluir os estudos em uma instituição de ensino superior. Com o diploma em mãos, a etapa seguinte consiste em avançar nas instruções especializadas.

A especialização em odontologia legal funciona como uma pós-graduação, obtida após a formação inicial em odontologia. O curso é oferecido em algumas instituições de ensino superior brasileiras ou internacionais. Naturalmente, os estudos requerem muita dedicação.

Assim que o profissional obtém sua pós-graduação, chega a hora de embarcar no mercado de trabalho. Isso pode ser feito por meio de inscrições em concursos públicos. Considerando as evoluções na área, o aprendizado do odontologista deve continuar.

A atuação prática pode acontecer em institutos de perícia ou nas polícias civil, federal e militar. Dependendo do cargo e da função exata a ser exercida, a jornada de trabalho de um profissional especializado em odontologia legal pode ter a duração de 34 horas semanais.

Sem dúvida alguma, essa especialidade não é para todos, o que pode ser algo positivo. Para aqueles profissionais que buscam uma carreira sólida e desafiadora, pode ser uma boa opção.

O Centro de Desenvolvimento em Odontologia (CDO) nasceu com a missão de inovar e levar a você os melhores cursos de imersão, aperfeiçoamento e especialização odontológica do Brasil.

Veja aqui as turmas abertas em nossos cursos para dentistas, todos possuem emissão de certificado de conclusão e são ministrados por profissionais atuantes e referências no atendimento especializado.

Acompanhe nosso perfil no Instagram e seja avisado sobre novos cursos e turmas.

Depois de entender melhor o que é odontologia legal, aproveite para aprender quais são os músculos da face e veja nossas dicas de cursos para dentistas.

Em alta

Tipos de candidíase na boca – causas e sintomas

Entenda o que causa candidíase em seus pacientes, os fatores de risco e tratamentos disponíveis. Esta infecção fúngica pode surgir por …

Ler matéria

Curso para aplicação de botox: quem pode fazer?

A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais buscado em clínicas odontológicas por todo o país. Saiba como atuar nessa área!

Ler matéria

Quais são os músculos da face? Anatomia facial

Em um rosto existem diversos músculos que desempenham determinadas funções, como a reprodução de movimentos. Conheça agora quais são!

Ler matéria

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma síndrome que atinge milhares de pessoas, independente da idade, sexo e raça, sendo muito mais comuns em mulheres adultas. Ao se especializar na área, o dentista será capaz de compreender as características das articulações maxilares, os músculos responsáveis pela mandíbula e poderá identificar os sintomas de disfunção temporomandibular e […]

Ler matéria

Como identificar cárie na radiografia panorâmica?

Você sabia que a radiografia é uma das principais formas de diagnosticar cárie? Veja o que é e como ela pode auxiliar no seu consultório!

Ler matéria

O que é pulpectomia e quem deve fazer?

Este procedimento odontológico faz a remoção da polpa dentária infectada ou doente. A pulpectomia costuma ser uma das etapas do tratamento …

Ler matéria

Outras matérias

Mensagem para retorno de pacientes odontológicos

Mensagem para retorno de pacientes odontológicos

Não sabe como enviar mensagem para o retorno de pacientes odontológicos? Confira 7 dicas e aprenda a fidelizá-los no seu consultório!

O que causa a retração gengival

O que causa a retração gengival? Por que ela acontece? Descubra!

Você sabe o que causa a retração gengival? Ela é decorrente de uma escovação inadequada, realizada de forma incorreta ou com muita força. Entenda!

Qual é o melhor material para restauração dentária?

Qual é o melhor material para restauração dentária?

Quer saber qual é o melhor material para restauração dentária? Eles podem ser de porcelana ou resina composta. Descubra qual é o melhor!

Tipos de enxerto ósseo dentário.

Quais são os tipos de enxerto ósseo dentário?

O enxerto ósseo dentário é um procedimento que visa reabilitar a estrutura óssea danificada dos seus pacientes. Confira quais são os tipos!