Estética

Conheça os benefícios da acupuntura na odontologia

Benefícios da acupuntura na odontologia

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconhece mais de 50 áreas médicas. O Conselho Federal de Odontologia (CFO), por outro lado, estabelece cerca de 20 tipos de especializações odontológicas.

Na prática, alguns conhecimentos são compartilhados entre as áreas e é por isso que vamos falar sobre os benefícios da acupuntura na odontologia. Você já ouviu falar sobre eles?

A acupuntura é um exemplo de especialidade que pode ser estudada como medicina tradicional. Apesar disso, o seu uso não está restrito aos profissionais desse campo de estudo, podendo ser aprendida e usada por odontologistas no cotidiano das clínicas.

Ela envolve técnicas milenares, as quais precedem uma série de procedimentos médicos e odontológicos, e faz parte da medicina tradicional chinesa (MTC), sendo considerada como uma prática alternativa, com benefícios complementares a outras especialidades.

É por esse motivo que você, dentista, pode utilizar as vantagens da acupuntura no dia a dia do seu trabalho. Confira esse artigo até o final e descubra!

Veja também: Diferença entre anamnese e exame físico

7 benefícios da acupuntura na odontologia

Considerando o espaço que a acupuntura possui na prática médica e odontológica, é natural que ela traga uma série de benefícios. 

Abaixo, nós listamos os 7 principais, os quais podem trazer melhora na qualidade de vida dos pacientes que buscam cuidados com a saúde bucal.

1 – Entrega efeito analgésico

Um dos principais benefícios da acupuntura na odontologia (e até mesmo na medicina tradicional) é a sua capacidade de estimular a liberação de neurotransmissores, como a endorfina e a serotonina. Como consequência, ocorrem bloqueios de algumas dores locais.

Os efeitos analgésicos podem ser obtidos antes, durante ou após alguns procedimentos odontológicos, de acordo com os efeitos desejados.

Da mesma forma, os locais de aplicação da acupuntura também delimitam em qual parte do rosto os efeitos analgésicos são obtidos.

2 – Funciona como terapia complementar

A acupuntura tem a sua maior eficácia quando usada de maneira complementar aos procedimentos odontológicos. Isto é: ela serve, entre outras coisas, para auxiliar ou potencializar o resultado de diferentes técnicas usadas na odontologia.

Assim como acontece com os efeitos analgésicos, a acupuntura como terapia complementar pode ser usada antes, durante ou após procedimentos odontológicos, o que significa que ela não substitui a necessidade de uma série de técnicas (cirúrgicas ou não) orofaciais.

3 – Ajuda no controle da ansiedade

Não é incomum que algumas pessoas se sintam desconfortáveis ou ansiosas antes de visitarem um consultório odontológico. Embora esse medo seja infundado, considerando a segurança de todos os procedimentos clínicos realizados, ele inibe a busca por ajuda.

Felizmente, a acupuntura é uma excelente forma de reduzir a ansiedade sem o uso de fármacos. Para obter esse benefício, a terapia deve ser realizada antes da ida ao dentista, possibilitando que o paciente chegue ao consultório mais relaxado, calmo e confortável.

4 – Possui grande demanda

Graças aos inúmeros benefícios da acupuntura na odontologia, o número de pacientes que buscam tratamentos complementares antes de procedimentos cresce exponencialmente. Por outro lado, a quantidade de profissionais capazes de utilizarem a técnica é reduzida.

Ou seja: existe muita demanda, mas pouca oferta. Na prática, isso significa que um odontologista que se dedica a obter a qualificação adequada observa um aumento na busca pelos serviços oferecidos. O resultado é positivo para os pacientes e para os profissionais.

5 – Tem múltiplas ações

Como mencionado brevemente em alguns dos tópicos anteriores, os benefícios da acupuntura na odontologia são múltiplos, auxiliando em inúmeros procedimentos odontológicos. A diferença da sua ação está relacionada aos pontos usados na sua prática.

Dependendo da aplicação, pode-se obter o efeito analgésico (mencionado em um item prévio), a diminuição de sangramentos resultantes de cirurgias odontológicas, redução de hematomas e inchaços e uma série de benefícios associados ao nervosismo e à ansiedade.

6 – Diminui o uso de medicamentos

Medicamentos são importantes nos procedimentos odontológicos, especialmente em um momento pós-operatório. Apesar disso, fármacos possuem efeitos colaterais e interações medicamentosas, nem sempre sendo uma opção para pacientes com algumas condições.

Embora o uso de alguns medicamentos não deva ser abandonado ou substituído, muitos deles podem ter seu efeito replicado por meio da acupuntura.

Levando em conta que essa técnica alternativa possui poucas restrições, a diversidade do seu uso prático é elevada e entra como um dos benefícios da acupuntura na odontologia.

7 – Pode ser indicado para uma série de condições

Da mesma forma que a acupuntura apresenta múltiplas ações benéficas, ela também auxilia variadas condições, dentro e fora da especialidade odontológica. A ansiedade, por exemplo, pode não ter relação direta com a visita a um consultório, mas obtém os mesmos benefícios.

Algumas das condições para as quais a acupuntura é recomendada incluem o aperto dos dentes, bruxismo, síndrome da ardência bucal, xerostomia (também chamada de “boca seca”) e paralisias do nervo facial.

Em todos esses casos, é possível destacar o uso da prática e colher os benefícios da acupuntura na odontologia.

Vale mencionar ainda que as técnicas da acupuntura podem ser realizadas tanto pelo odontologista (caso ele possua a qualificação) quanto por outros profissionais indicados por ele. A observação da necessidade da terapia complementar deve ser avaliada com cuidado.

Por fim, é interessante ressaltar que os profissionais da odontologia que utilizam a acupuntura como tratamento complementar, devem ser devidamente qualificados, conhecendo as técnicas e sabendo quais são as indicações mais adequadas para cada condição e paciente.

Como razão da nossa existência, o Centro de Desenvolvimento Odontológico (CDO) apresenta aqui no blog diversos assuntos que podem ajudar a vida do dentista em suas pesquisas e definições sobre o futuro profissional.

E então, que tal decolar agora a sua carreira na odontologia? Confira aqui os cursos disponíveis e escolha o seu!

Em alta

Tipos de candidíase na boca – causas e sintomas

Entenda o que causa candidíase em seus pacientes, os fatores de risco e tratamentos disponíveis. Esta infecção fúngica pode surgir por …

Ler matéria

Curso para aplicação de botox: quem pode fazer?

A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais buscado em clínicas odontológicas por todo o país. Saiba como atuar nessa área!

Ler matéria

Quais são os músculos da face? Anatomia facial

Em um rosto existem diversos músculos que desempenham determinadas funções, como a reprodução de movimentos. Conheça agora quais são!

Ler matéria

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma síndrome que atinge milhares de pessoas, independente da idade, sexo e raça, sendo muito mais comuns em mulheres adultas. Ao se especializar na área, o dentista será capaz de compreender as características das articulações maxilares, os músculos responsáveis pela mandíbula e poderá identificar os sintomas de disfunção temporomandibular e […]

Ler matéria

Como identificar cárie na radiografia panorâmica?

Você sabia que a radiografia é uma das principais formas de diagnosticar cárie? Veja o que é e como ela pode auxiliar no seu consultório!

Ler matéria

O que é pulpectomia e quem deve fazer?

Este procedimento odontológico faz a remoção da polpa dentária infectada ou doente. A pulpectomia costuma ser uma das etapas do tratamento …

Ler matéria

Outras matérias

Quais os tipos de facetas dentárias

Quais são os tipos de facetas dentárias? Uma visão geral para orientar seu paciente

As facetas dentárias são utilizadas para corrigir diferentes tipos de imperfeições dentárias, tais como manchas e fraturas. Conheça os tipos!

Quais são os tipos de sedação em odontologia?

Quais são os tipos de sedação em odontologia?

Este é um procedimento adotado pelo cirurgião-dentista e pelo anestesista para oferecer maior conforto ao paciente durante um determinado …

o que é anamnese odontológica

O que é anamnese odontológica?

É importante anotar cada detalhe sobre o paciente, inclusive o histórico familiar, para ajustar os tratamentos a sua necessidade. Entenda!

Ideias de posts para dentistas

Ideias de posts para dentistas

Se formou e está com dúvidas sobre o que postar nas suas redes sociais de odontologia? Confira dicas e gere mais engajamento na internet!