Carreira

O que faz um odontopediatra? Conheça esta especialidade odontológica

o que faz um odontopediatra

Diferentes pós-graduações servem para delimitar os tipos de conhecimentos adquiridos pelos profissionais. Isso não significa que um dentista graduado saiba apenas “parte”, mas que alguns estudos podem e devem ser focados e aprofundados.

Diante disso, você sabe o que faz um odontopediatra? Essa será a especialidade odontológica que vamos abordar neste artigo!

Seguindo a lógica das especializações, é natural que cada pessoa precise de atendimentos diferentes. Embora a maioria das condições possam ser tratadas por aqueles formados na área, profissionais com uma pós-graduação podem oferecer cuidados mais direcionados.

Um exemplo dessa atuação é a odontopediatria. Os profissionais que obtêm essa pós-graduação estão mais aptos a lidar com crianças, um público que requer habilidades tanto técnicas quanto interpessoais. Seus estudos aprofundados estão relacionados a este tópico.

Diante deste cenário, nesse texto falaremos sobre a odontopediatria em seus mais variados contextos. Vamos explicar quais são os trabalhos desenvolvidos pelo profissional da área, qual a sua importância, quem pode se tornar um e demais informações.

Veja também: Principais técnicas de manejo odontopediatria

Veja o que faz um odontopediatra

De maneira geral, esses profissionais desenvolvem todos os tipos de cuidados orofaciais relacionados ao público infantil e adolescente. Ou seja: eles são os especialistas das variadas condições bucais que podem acometer pacientes nessa faixa etária específica.

São também os odontopediatras que possuem conhecimentos para o tratamento de crianças (e, em alguns casos, adultos) com necessidades especiais e para a promoção da correta higiene bucal, algo imprescindível no começo do aparecimento da dentição adulta.

Eles realizam limpeza, prevenção e tratamento de cáries, resolvem problemas relacionados com fraturas ocasionados por acidentes, instruem sobre a aparição dos primeiros dentes e dos definitivos e diversos outros procedimentos necessários.

Tendo isso como base, ao avaliar o que faz um odontopediatra, podemos destacar que ele trabalha em uma variedade de espaços, desde clínicas particulares até hospitais.

Naturalmente, o profissional costuma desenvolver trabalhos em conjunto com outras áreas da odontologia ou mesmo da medicina tradicional, como a periodontia e a pediatria.

Qual é a importância da odontopediatria?

Após ler os detalhes sobre o que faz um odontopediatra, fica mais fácil pensar na resposta para essa pergunta, não é mesmo?

Imagine o cenário: uma criança chega ao consultório do dentista com muito medo. Esse sentimento dificulta os tratamentos que precisam ser realizados, o que é algo negativo para o profissional e para o paciente. É preciso, então, saber como proceder nessa situação.

Nesse sentido, a odontopediatria tem especial importância por priorizar conhecimentos específicos sobre o público infantil. Para além de estudos técnicos, esses profissionais aprendem a melhor maneira de lidar com crianças durante momentos de dor e desconforto.

Embora odontologistas sem a especialização possam tratar de condições orofaciais em crianças, como mencionamos antes, os profissionais com essa pós-graduação odontológica acabam sendo mais procurados pelos responsáveis, a fim de dispensar cuidados direcionados.

Quem pode atuar na área?

Se você já entendeu o que faz um odontopediatra e tem dúvidas sobre a atuação desse profissional, saiba que para atuar na área é necessário ser formado em odontologia por uma instituição de ensino superior.

Após o recebimento do diploma, o graduado pode se matricular em um curso de pós-graduação, o qual oferecerá conhecimentos especializados.

Naturalmente, a necessidade da diplomação e da pós-graduação requerem uma dedicação de tempo e dinheiro maior, o que torna a jornada mais árdua. De toda forma, aqueles que obtêm as credenciais necessárias podem atuar como especialistas em clínicas ou hospitais.

Embora a odontopediatria tenha um foco muito bem delimitado, é comum que ela requeira a assistência de profissionais da fonoaudiologia, nutrição, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria e psicologia. Os conhecimentos compartilhados ajudam em diferentes tratamentos.

O que é preciso para se tornar um odontopediatra?

Embora as credenciais adequadas sejam necessárias para a atuação na área, existem algumas características prévias que precisam estar presentes no indivíduo que busca essa especialização. Mais do que isso, é necessário que se conheça o mercado de trabalho.

Ter afinidade com a área é imprescindível, considerando a vulnerabilidade do público ao qual se atenderá (o que você já deve ter entendido ao saber o que faz um odontopediatra).

Paciência e tranquilidade também devem estar presentes, já que aqueles que chegarão até o profissional costumam ser os que possuem as maiores apreensões.

Além disso, a observação dos trabalhos práticos ajuda os profissionais a perceberem se a especialização é a correta, de acordo com suas ambições e aptidões. Dependendo da região onde se vive, podem existir mais ou menos oportunidades para os odontopediatras.

Quais são as vantagens de se especializar em odontopediatria?

Assim como acontece com aqueles que possuem qualquer outra especialização em uma ciência que cuida da saúde humana, os odontopediatras acabam sendo mais valorizados do que aqueles que não possuem a pós-graduação, o que oferece vantagens na busca por vagas de trabalho.

Além disso, posições que requerem a especialização não contratarão profissionais que não as possuem. Por outro lado, devemos dizer que ele pode atuar como odontologista generalista, o que significa que as oportunidades de trabalho aumentam.

Naturalmente, a remuneração também é consideravelmente mais alta para o especialista. Por se tratar de uma pós-graduação que exigiu mais tempo de estudo, os valores recebidos após a contratação são melhores do que aqueles disponibilizados para quem não a possui.

Como mencionado em um dos tópicos anteriores, a odontopediatria requer mais do que os conhecimentos práticos. É preciso existir uma conexão genuína entre o profissional e os trabalhos que ele irá exercer com o seu público. Com dedicação, os resultados são positivos.

Este texto sobre o que faz um odontopediatra é parte de uma série de informações que a redação do Centro de Desenvolvimento Odontológico (CDO) separou para apoiar os dentistas que buscam uma especialização.

Com uma grade curricular robusta, composta por cursos de imersão, atualização, aperfeiçoamento e especialização, o (CDO) oferece a capacitação em temas atuais que vão ajudá-lo a expandir a sua formação.

Todos os cursos de imersão para dentistas do CDO possuem emissão de certificado de conclusão e são ministrados por profissionais atuantes e referências no atendimento especializado.

Também estamos no Instagram. Siga nosso perfil e seja avisado sobre novos conteúdos e turmas abertas!

Em alta

Tipos de candidíase na boca – causas e sintomas

Entenda o que causa candidíase em seus pacientes, os fatores de risco e tratamentos disponíveis. Esta infecção fúngica pode surgir por …

Ler matéria

Curso para aplicação de botox: quem pode fazer?

A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais buscado em clínicas odontológicas por todo o país. Saiba como atuar nessa área!

Ler matéria

Quais são os músculos da face? Anatomia facial

Em um rosto existem diversos músculos que desempenham determinadas funções, como a reprodução de movimentos. Conheça agora quais são!

Ler matéria

Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma síndrome que atinge milhares de pessoas, independente da idade, sexo e raça, sendo muito mais comuns em mulheres adultas. Ao se especializar na área, o dentista será capaz de compreender as características das articulações maxilares, os músculos responsáveis pela mandíbula e poderá identificar os sintomas de disfunção temporomandibular e […]

Ler matéria

Como identificar cárie na radiografia panorâmica?

Você sabia que a radiografia é uma das principais formas de diagnosticar cárie? Veja o que é e como ela pode auxiliar no seu consultório!

Ler matéria

O que é pulpectomia e quem deve fazer?

Este procedimento odontológico faz a remoção da polpa dentária infectada ou doente. A pulpectomia costuma ser uma das etapas do tratamento …

Ler matéria

Outras matérias

O que é infecção cruzada na odontologia?

O que é infecção cruzada na odontologia?

Um desafio para os dentistas na rotina de consultório é a infecção cruzada. Conheça os riscos e saiba como fazer a prevenção em sua clínica!

Como identificar carie na radiografia panorâmica

Como identificar cárie na radiografia panorâmica?

Você sabia que a radiografia é uma das principais formas de diagnosticar cárie? Veja o que é e como ela pode auxiliar no seu consultório!

Como atrair pacientes para consultório odontológico

Como atrair pacientes para consultório odontológico?

Depois de montar sua clinica odontológica é essencial que você conheça estratégias para divulgar os seus serviços. Aprenda agora com 7 dicas!

Procedimentos da cirurgia oral menor

Conheça os procedimentos da cirurgia oral menor

A cirurgia oral menor é uma especialidade que pode agregar valor ao seu consultório odontológico. Conheça os tipos e amplie suas habilidades!